Mário e Rui Franco a 2 segundos da 9ª posição da geral no Dakar

Dupla da Franco Sport foram 13ºs na 9ª etapa

Mário Franco e Rui Franco foram hoje 13ºs, da categoria T3, na 9ª etapa do Dakar, que teve início e fim na cidade de Wadi Ad Dawasir na Arábia Saudita. A dupla alenquerense gastou 3h12m55s para percorrer os 287 cronometrados do dia, e estão agora no 10º posto da geral a apenas 2 segundos da 9ª classificada, a italiana Camelia Liparoti. Com os olhos postos no objetivo principal, que é terminar o Dakar logo na primeira participação, a dupla Mário Franco e Rui Franco continua a amealhar bons resultados na mais mítica prova de TT do mundo.

Mas para que esta regularidade seja possível, é preciso ter por trás uma equipa altamente preparada. Por isso mesmo, Rui Franco para além de copiloto, hoje vestiu a camisola de jornalista e para além da habitual crónica do dia, assina também uma entrevista ao mecânico da Franco Sport, Marco Pais:

Crónica do Dakar com Rui Franco, hoje com entrevista a Marco Pais

Na frente, Seth Quintero voltou a vencer uma etapa do Dakar 2022. Até ao dia de hoje apenas não venceu a segunda etapa, dia em que devido a complicações mecânicas ficou irremediavelmente afastado da discussão da prova. Na segunda posição ficou a colega de equipa do californiano, a espanhola Cristina Gutierrez que gastou mais 2m20s para completar a tirada.

O líder da classificação geral, Chaleco Lopez, foi o terceiro da etapa, terminando a 5m39s do vencedor, seguido de Sebastian Eriksson, que tenta discutir a vitória na prova, mas perdeu mais 50 segundo para Lopez. Está já a 1h19m51s do líder da categoria e olha cada vez mais para a vitória com uma miragem.

Nos SSV´s Marek Goczal venceu pela quinta vez este ano, embora se tenha assistido a um final de etapa bastante animado, porque Austin Jones, terminou em segundo lugar com um pouco menos de um minuto de atraso. Michal Goczal foi terceiro, 2m36s atrás do seu irmão.

Austin Jones, o líder da geral, foi o piloto que mais dividendos retirou no final do dia, porque ganhou mais de 7 minutos a Gerard Farrés, o vice-líder. O piloto norte-americano tem agora 13m47s para o piloto espanhol.

Luís Portela Morais foi 10º da etapa a 13m34s do vencedor e subiu uma posição na classificação geral, ocupando agora o 7º posto. Rui Oliveira foi 21º do dia e também subiu uma posição na classificação geral, passando a ocupar o 16º lugar.

Giniel de Villiers foi o mais rápido do dia – Photo Gigi Soldano / DPPI

Nos autos, Giniel de Villiers e Dennis Murphy em Toyota foram os vencedores do dia, batendo Henk Lategan e Brett  Cummings por 9s e Nasser Al-Attiyah e Matthieu Baumel por 1m04s.

Num dia em que só deu Toyota, Al-Attiyah reforçou a liderança da prova ao  aumentar em mais de um minutos a vantagem sobre Loeb que já está a 39m05s do líder do Dakar. Yazeed Al Rajhi continua no terceiro posto da geral, agora com 58m44s de Al-Attiyah.

Nas duas rodas, o chileno Jose Ignacio Cornejo voltou a vencer uma etapa, batendo o argentino Kevin Benavides, que precisou de mais 1m26s, seguido do norte-americano Ricky Brabec, com mais 1m47s.

Mathias Walkner foi 4º, a 2m06s do vencedor, o que lhe permitiu ascender ao topo da classificação geral. O piloto da KTM tem agora 2m12s de vantagem sobre o britânico Sam Sunderland, que perdeu tempo a abrir a pista e foi, provisoriamente, 14.º classificado na etapa desta terça-feira.

Joaquim Rodrigues voltou a ser o melhor português na etapa. – Photo: A.S.O./Horacio Cabilla

O português Joaquim Rodrigues foi 11.º colocado, a 6m43s de Cornejo e ocupa a 15ª posição da geral, Rui Gonçalves foi 16º na etapa e é 25º atrás de António Maio que foi 22.º e ocupa a 24ª posição da geral.

Mário Patrão foi hoje o 36º e é 47º da geral, Alexandre Azinhais foi 71º e ocupa a posição 67 da geral, Arcélio Couto foi 94º ocupando a 80ª posição da geral e Pedro Bianchi Prata foi 109º e subiu mais duas posições na geral, ocupando agora a 98ª posição.

Nos camiões Eduard Nikolaev, foi hoje o mais rápido, terminando à frente do seu colega de equipa e detentor do título Dmitry Sotnikov recuperando 2m30s na classificação geral. Sotnikov, tem agora oito minutos de avanço sobre Nikolaev. Martin Macík em Iveco foi terceiro a apenas três segundos. A Kamaz continua a colocar 4 dos seus camiões nas 5 primeiras posições, apenas com o Praga V4S DKR de Ales Loprais a intrometer-se na quarta posição, mas a já a 1h32m57s do líder do Dakar.

O português José Martins foi hoje 25º e subiu à posição 28.

Faltam apenas disputar três etapas do rali Dakar, duas com especiais de 375 e 346 quilómetros e a jornada final com 164 km cronometrados no dia 14 de janeiro em direção ao pódio em Jeddah.

Scroll to Top