Inaugurado Novo Centro de Dia da Misericórdia de Alenquer

Nova estrutura já está em funcionamento e aumentou a capacidade de 50 para 60 utentes.

O Novo Centro de Dia da Santa Casa da Misericórdia de Alenquer foi inaugurado na tarde de sábado, dia 21 de setembro. As portas foram abertas aos utentes na segunda-feira seguinte. Este espaço que está localizado no centro da vila de Alenquer, onde já foi a sede dos Bombeiros Voluntários de Alenquer, na avenida com o mesmo nome, tem o dobro do espaço anterior, duas salas de estar, máquinas de exercício físico, computadores, posto médico, cabeleireiro, espaço exterior e muita luz natural. Estas foram as principais características que mais saltaram à vista de quem esteve presente na inauguração. 

Luís Rema, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Alenquer começou por agradecer à Câmara Municipal de Alenquer pelo apoio. O responsável pela instituição disse mesmo que “a inauguração não podia ser feita sem a presença do presidente Pedro Folgado”. O Centro de Dia da Santa Casa teve de abandonar as instalações da Chemina porque a autarquia vai deitar a baixo aquele complexo, mas no acordo entre as duas entidades previa que o município encontra-se uma solução para aquelas instalações da Misericórdia. Isso acabou por não acontecer, uma vez que foi a Santa Casa a adquirir o novo espaço e a concretizar as obras. Como forma de compensação, a autarquia alenquerense comparticipou uma parte da obra, num acordo que ambas as partes consideram ter “corrido muito bem” e que está totalmente cumprido. 

Sobre a obra, o provedor explicou que a instituição “empregou a alma neste projeto” porque trata-se de uma obra “que só se faz uma vez e por isso tem de ser bem feito”. Luís Rema assumiu que a Santa Casa da Misericórdia quer “a máxima dignidade para os utentes” o que acredita ter conseguido com estas novas instalações. 

Reportagem completa para ler na próxima edição do jornal Nova Verdade, nas bancas a 1 de outubro.

Scroll to Top