As eleições internas do Partido Socialista para escolher um cabeça de lista para as eleições autárquicas do próximo ano acontecem esta sexta-feira, dia 27 de setembro.
A Rádio Voz de Alenquer sabe que para além da candidatura de João Nicolau, presidente da concelhia, surgiu uma segunda candidatura. Hélder Miguel, conhecido por ter assumido a presidência da ACICA durante mais de 10 anos, no período em que a associação organizou a Feira da Ascensão, é também candidato a a cabeça de lista dos socialistas.
Em declarações à Rádio Voz de Alenquer, Hélder Miguel, revelou que decidiu candidatar-se porque “o atual presidente não se pode recandidatar”, uma vez que já atingiu o número máximo de mandatos, e por isso considera que é “altura de avançar” para que “exista mais disputa no partido” o que acredita ser o melhor para o PS e para o concelho.
Esta segunda-feira, dia 23 de setembro, os candidatos apresentaram as ideias aos militantes. Hélder Miguel apresentou as ideias aos militantes e disse à Rádio Voz de Alenquer que “a opinião dos militantes é importante também nos assuntos que devem ser levados à câmara”. Garantiu ainda que se ganhar as eleições internas, a equipa que formar será constituída “apenas por militantes que votarem nestas eleições” e assumiu que o único cargo que vai desempenhar é “o de candidato a Presidente de Câmara”. Sobre o concelho, falou das principais preocupações como “arranjar médicos para todos, poupando noutras áreas”, “melhorar o tempo de atendimento dos serviços municipais” e confessou ainda que “caso a Chemina se mantiver no estado em que está” tem a proposta de transformar o espaço para habitação.
Até à próxima sexta-feira, o candidato diz que vai apresentar “junto dos militantes” as suas ideias, confessando que considera “quatro dias de campanha pouco tempo”. No entanto assume que “quem vencer será bem escolhido”.
A Rádio Voz de Alenquer entrou também em contacto com João Nicolau, presidente da concelhia do PS e também candidato a estas eleições internas. O antigo deputado da Assembleia da República, assumiu que “esperava outras candidaturas” e mostrou-se satisfeito por isso ter acontecido. Recordou que o mesmo aconteceu quando existiu mudanças de ciclo no partido e reforçou que o facto de existirem várias candidaturas é bom para a “democracia do partido” e para que “seja uma escolha de todo o partido” considerando que “candidaturas únicas são sinal de pobreza e de falta de democracia interna”. Sobre as propostas para a candidatura, João Nicolau diz que partilhou com os militantes “vários pontos de caracter mais interno mas também algumas ideias para o município”. Apontou como prioritárias algumas áreas como “a educação, temos de encontrar forma de ter um serviço de qualidade e a saúde, tanto a nível de infra-estruturas como de médicos” mas tocou noutros pontos fraturantes da sociedade alenquerense como “o PDM, as águas e uma estrutura rodoviária”. O também presidente da concelhia mostrou-se tranquilo para a eleição de sexta-fera e diz que “vai aguardar pela decisão dos militantes” garantindo que “está disponível para aquilo que os militantes acharem ser o mais acertado” estando disponível “para ajudar quem vencer”.
As eleições internas do Partido Socialista acontecem esta sexta-feira, dia 27 de setembro, e os militantes são chamados a escolher o candidato a presidente de câmara, mas também os candidatos às 11 freguesias do concelho.