Fatura da água em Alenquer entre as 10 mais caras do país

A fatura da água para os consumidores domésticos alenquerenses é de cerca de 410 euros por ano.

A Associação de Defesa do Consumidor ( DECO Proteste) denunciou esta quarta-feira a discrepância que existe nos preços da fatura da água entre os diferentes municípios portugueses. Há diferenças que ascendem os 400 euros por ano pelos consumidores domésticos.

No distrito de Lisboa, Alenquer é o município com a fatura da água mais cara e Lisboa o concelho com a água mais barata (259 euros/ano). Os alenquerenses pagam cerca de 410 euros por ano, um valor que coloca Alenquer entre os 10 municípios do país com a água mais cara.

Em 2021, o município de Alenquer cobrou 182 euros por ano pelo abastecimento de 120 m3 de água. Em relação ao saneamento, foram cobrados cerca de 171 euros, onde são acrescentados 56 euros dos resíduos sólidos urbanos.

Tabela dos 15 municípios com a fatura da água mais cara do país (Fonte: DECO Proteste)

A fatura mais cara do país é paga na Trofa, distrito do Porto, onde a fatura anual é de 503 euros. Por outro lado, é no Arquipélago dos Açores que estão os municípios com a fatura da água mais barata. Nas Lajes das Flores a água custa menos de 10 euros por ano, em Santa Cruz das Flores o custo são 14 euros anuais e no Corvo o preço chega aos 26 euros/ano.

A fatura da água tem indexadas as tarifas dos serviços de abastecimento de água, de saneamento e de resíduos sólidos urbanos, calculadas em função do consumo de água, uma fórmula que a Associação de Defesa do Consumidor tem vindo a criticar. A Deco lembra que até 2026 o modo de cálculo da tarifa dos resíduos sólidos urbanos tem de ser alterado.

Scroll to Top