Carregado pode vir a ter estação de abastecimento de hidrogénio

Estação de produção e abastecimento de hidrogénio será construída no Parque de Pesados do Carregado.

O Carregado pode vir a ter, nos próximos dois anos, uma estação de produção e abastecimento de hidrogénio. O projeto faz parte dos planos da EDP, segundo informou Paulo Franco, vereador da Câmara Municipal de Alenquer.

A ideia surge um ano depois de o Município de Alenquer ter estabelecido uma parceria com a EDP para estudar a hipótese de fazer do hidrogénio uma forma de combustível para os setores dos transportes e da logística. “O protocolo que nós celebramos o ano passado tinha dois propósitos muito claros: por um lado queríamos permitir a produção e armazenagem do hidrogénio e, depois, dentro de um projeto piloto, pretendíamos que esse mesmo hidrogénio fosse utilizado no transporte de pesados de mercadorias”, esclarece Paulo Franco.

Este projeto está desenhado em três fases. “A primeira fase é de análise de uma forma que garantisse a sustentabilidade do projeto, a segunda fase seria a garantia dessa mesma sustentabilidade e depois na terceira fase entramos na parte comercial. A primeira fase será concluída no primeiro trimestre do próximo ano e a ideia é criar uma área em que durante um certo período possa ser desenvolvido e instalado um eletrolisador para a produção de hidrogénio”, acrescenta o vereador com o pelouro do ambiente durante a reunião do executivo.

O objetivo deste projeto é instalar no Carregado, junto ao Parque de Pesados um posto com capacidade de armazenagem estimada de 200 bares, que podem atingir entre 450 e 500 bares em alta pressão, capazes de abastecer até 10 camiões. “A escolha do Parque de pesados do Carregado deve-se a dois fatores: Primeiro porque é uma zona que está próxima da indústria e em segundo lugar porque tem boas acessibilidades”, explicou Paulo Franco.

A cedência do espaço para a instalação da estação foi aprovada na última reunião de câmara. A medida vai ser objeto de candidatura a fundos comunitários.

O hidrogénio é uma solução que permite eliminar as emissões dos transportes. A EDP tem também um projeto para a Central Termoelétrica do Carregado, onde pretende produzir hidrogénio e misturá-lo com o gás natural para queima, reduzindo assim as suas emissões.

Scroll to Top