Em Alenquer, de acordo com as listas afixadas no tribunal, confirmam-se as cinco candidaturas à Câmara Municipal de Alenquer. João Nicolau, pelo Partido Socialista (PS); Ernesto Ferreira, pela CDU; Francisco Guerra, pela coligação TODOS (PSD, CDS-PP, IL, PPM, MPT e Nós, Cidadãos!); Carlos Sequeira, pelo CHEGA; e Tiago Pedro, pelo Movimento Independente, que inclui, na segunda posição da lista, Nuno Flores, elemento do executivo da União de Freguesias de Abrigada e Cabanas de Torres, eleito pelo Partido Socialista.
No que diz respeito à Assembleia Municipal, verificam-se quatro candidaturas, uma vez que o Movimento Independente não apresenta candidatura à Assembleia Municipal, à semelhança do que aconteceu em 2021, com a candidatura independente liderada por António Franco.
Ao contrário do que Carlos Sequeira, candidato do CHEGA, ambicionava, o partido não apresenta candidaturas a todas as freguesias. Assim, o CHEGA tem candidatos em Meca – Nuno Ferreira, em Ota – Artur Teodósio, na UF de Abrigada e Cabanas de Torres – Anabela Rosado, na UF de Aldeia Galega da Merceana e Aldeia Gavinha – João Penacho, na UF de Alenquer – Carla Reis e na UF de Carregado e Cadafais – Ricardo Marques.
Também há novidades nas listas da coligação TODOS. A candidatura encabeçada por Francisco Guerra à Câmara Municipal vai apresentar candidatos a todas as freguesias do concelho. Depois de anunciarem o apoio aos Independentes Pela Freguesia, em Aldeia Galega da Merceana e Aldeia Gavinha, e de o movimento liderado pelo atual presidente Luís Cipriano ter desmentido este apoio, o TODOS apresentou uma candidatura, liderada por Nuno Moita, àquela união de freguesias.
Na candidatura a Meca também houve mudanças. Maria Inês, que tinha sido anunciada como candidata à freguesia na apresentação da coligação TODOS, não se mantém como cabeça de lista, ocupando a quarta posição. A equipa é agora liderada por Alexandra Barros Ventura. Para Ota, o TODOS não tinha ainda anunciado candidato, e, na lista entregue em tribunal, esta candidatura é liderada por Teresa Antão.
Feitas as contas, apenas a CDU e a coligação TODOS apresentam candidatos a todas as freguesias. O PS apoia a candidatura independente de Filipa Martinho, em Vila Verde dos Francos. Nestas eleições, há quatro candidaturas independentes: a de Tiago Pedro, à Câmara Municipal de Alenquer; a recandidatura de Luís Cipriano, a Aldeia Galega da Merceana e Aldeia Gavinha da Merceana; e a de Filipa Martinho, em Vila Verde dos Francos, ambos atuais presidentes de junta. Na corrida às freguesias, surge também uma nova candidatura independente, neste caso na UF de Alenquer, liderada por João Carlos David.
As Eleições Autárquicas estão agendadas para dia 12 de outubro.


