A programação do “Alenquer, Presépio de Portugal” decorre durante todo o mês de dezembro na Vila de Alenquer. Nesta altura do ano, o Presépio Monumental ergue-se na encosta, tornando a vila especial. Em 2024, há mudanças em comparação à oferta dos últimos anos. A vereadora Cláudia Luís esteve no programa “Bom dia, Alenquer”, da Voz de Alenquer, e falou sobre as iniciativas desta edição. “Este ano, não temos um Parque Temático, mas temos tudo a que tínhamos direito no Parque Temático e é isso que é importante”, esclareceu. O Parque Temático, que era instalado no Parque Urbano da Romeira, deixa de existir neste formato. “Trouxemos tudo o que tínhamos no Parque Temático para o centro da vila e vamos ter aqui um percurso entre a Biblioteca Municipal e o Bairro do Areal, onde as pessoas vão poder encontrar tudo o que encontravam no Parque Temático. Desde a pista de gelo aos sarapicos, da mercearia do presépio ao presépio motorizado, do mercadinho de Natal à aldeia do Pai Natal, está cá tudo, mas versão coração da Vila da Alenquer, de modo a que as pessoas se possam deslocar para dentro da vila e possam trazer vida à vila e ao comércio tradicional. No fundo, tornar a nossa vila ainda mais colorida e mais alegre neste período”, explicou a vereadora com o pelouro da cultura. O objetivo passa por trazer as pessoas para o centro da vila. As atividades vão estar espalhadas por diversos pontos: Biblioteca Municipal, Museus, Largo das Hortas, Jardim Vaz Monteiro e Parque do Areal. A pista de gelo e o circo, duas das atividades mais concorridas, estão instaladas no Parque do Areal, sem ocupar o estacionamento ali existente.
Para que as deslocações sejam mais fáceis, a autarquia vai disponibilizar o habitual Comboio de Natal, mas também como uma novidade. “De modo a que as pessoas se possam movimentar de uma forma mais ágil e mais rápida, vamos ter o nosso comboio a circular gratuitamente, para que as pessoas rapidamente vão da biblioteca municipal ao Bairro do Areal”, acrescentou a vereadora.
Sobre a iluminação de Natal da vila, Cláudia Luís reconheceu que está “um pouco atrasada, por questões que não conseguimos controlar”, acreditando que poderá ser uma realidade nos primeiros dias de dezembro.
No edifício Paços do Concelho vai estar exposta grande parte de um conjunto de mais de 600 peças da grandiosa coleção da antiga Primeira Dama Maria Cavaco Silva. O acesso é gratuito durante o horário normal de funcionamento do edifício. Para além de toda a oferta cultural e de lazer, ao fazer compras no comércio tradicional está habilitado a ganhar grandes prémios, que ascendem a 21.900€. Os concursos ‘As Mais Bonitas Árvores de Natal’, ‘CTL Digital’ e ‘Alenquer + Natal é no Comércio Tradicional’ apelam à criatividade e a uma boa dose de sorte. Para além de vales em dinheiro para fazer compras nos estabelecimentos comerciais aderentes, poderá também arriscar-se a ganhar uma viagem para duas pessoas à Islândia.
Consulte toda a programação em alenquerpresepiodeportugal.pt