SUMA celebrou 134 anos

A Sociedade União Musical Alenquerense festejou 134 anos este domingo, dia 1 de dezembro.

Para comemorar mais um aniversário, a SUMA realizou a habitual visita da banda a diversas coletividades e entidades da vila, assim como a habitual ida aos cemitérios, honrando os seus sócios que já partiram. 

Depois do almoço de confraternização, nas instalações da SUMA, decorreu a Sessão Solene onde foram reconhecidos os sócios com 25 e 50 anos de ligação à Sociedade União Musical Alenquerense. 

Em declarações à Voz de Alenquer, o presidente da direção da Sociedade União Musical Alenquerense, Abel Pereira, deixou palavras de agradecimento “a todas as pessoas que ao longo destes 134 anos fizeram este caminho: músicos, dirigentes, maestros, professores, apoiantes, colaboradores, patrocinadores, todas estas pessoas que fizeram este caminho. Foi um caminhoque fez com que nós chegássemos e conseguíssemos chegar até aqui hoje”. 

Abel Pereira apontou como um dos grandes objectivos “manter a Escola de Música viva” porque é esta que “alimenta a banda principal”. “Há um processo de aprendizagem, depois vão passando para a banda juvenil e da banda juvenil passarão para a banda principal. E sem formação não há continuidade”, afirmou o presidente da SUMA, que adiantou que na sua opinião o caminho “é formar, formar, formar e não contratar”.
A banda tem neste momento cerca de 60 músicos e no horizonte estão as novas instalações, como adiantou Abel Pereira. “Todos nós sabemos as dificuldades que hoje existem, mas existe realmente uma vontade muito grande de termos as novas instalações. Agora também sabemos das dificuldades que o país, que a câmara, que as juntas atravessam. Mas das dificuldades vamos tentando fazer trabalho para que realmente o novo projeto possa ser uma realidade dentro de pouco tempo. Somos ambiciosos, mas também sabemos que para termos umas novas instalações tem de existir um projeto mas também tem de existir dinheiro” concluiu.

Galeria

Scroll to Top