Abertas inscrições para o roteiro do Pintar e Cantar dos Reis

Na noite de 5 para 6 de janeiro, o Pintar e Cantar dos Reis regressa a várias localidade do concelho de Alenquer. A tradição assinala o encerramento da programação do “Alenquer, Presépio de Portugal”.

De 5 para 6 de janeiro, os reiseiros tocam e cantam os Reis de porta em porta. A autarquia de Alenquer volta a organizar um Roteiro Turístico Noturno para acompanhar esta tradição secular que é Património Nacional Cultural Imaterial.

Nesta noite mágica, os reiseiros dividem-se em dois grupos, o dos pintores, que seguem à frente munidos de lanternas, cal e tintas vermelha e azul, e os cantores, que entoam os Reis sob a orientação de um apontador. As pinturas, realizadas nas fachadas e muros das casas, incluem corações e vasos floridos, estrelas, símbolos de profissões, como uma balança ou um martelo, e a sigla “B.R” (Bons Reis). A inspiração do canto remete para episódios bíblicos como a viagem dos Reis Magos a Oriente. 

Ao todo são 15 as localidades onde existe a tradição do Pintar e Cantar dos Reis: Abrigada, Bairro, Cabanas de Chão, Cabanas de Torres, Casal Monteiro, Casais do Chorão, Catém, Espiçandeira, Labrugeira, Mata, Olhalvo, Ota, Paúla, Penafirme da Mata e Pocariça. 

O Roteiro organizado pelo município, tem ponto de encontro está marcado para a Praça Luís de Camões, juntos aos Paços do Concelho, no dia 5 de janeiro, a partir das 21h30. A participação é gratuita, mediante inscrição até ao final do dia 4 de janeiro, para um percurso que contará com uma viagem de autocarro. Pode fazer a inscrição aqui.

Em março de 2025, o Município candidatou o Pintar e Cantar dos Reis a Património Cultural Imaterial da UNESCO, aguardando atualmente o parecer do órgão das Nações Unidas. O percurso de reconhecimento iniciou-se com a classificação de Interesse Municipal, em dezembro de 2016, e culminou na inscrição como Património Imaterial Nacional, em julho de 2021.

Scroll to Top