Proteção Civil de Alenquer recebe distinção

Projeto “Sozinhos, mas Protegidos” da Proteção Civil foi reconhecido pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.

O projeto “Sozinhos, mas Protegidos”, da Proteção Civil de Alenquer, foi distinguido na primeira edição do “Prémio de Reconhecimento de Boas Práticas Locais de Promoção de Resiliência”.

Com esta distinção, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil pretende reconhecer as iniciativas que promovem boas práticas, desenvolvidas por freguesias, municípios, ou entidades intermunicipais, que ajudam à preparação dos cidadãos no aumento da resiliência face à ocorrência de acidentes graves e catástrofes.

O programa “Sozinhos, mas Protegidos” que demonstrou ser um bom exemplo de boas práticas durante a pandemia, consiste na criação de uma plataforma interna, com dados de cidadãos em situações mais vulneráveis, nomeadamente de isolamento, que residem no concelho, e que permite socorrer, de forma mais célere, estas pessoas em caso de acidente ou calamidade, seja de que natureza for.

O projeto foi criado em 2008 num ano particularmente marcado por vários incêndios florestais no concelho de Alenquer. Nessa altura a Proteção Civil decidiu identificar casos de pessoas mais vulneráveis e isoladas. Mais tarde, o cruzamento de informação com a GNR permitiu criar uma base de dados consolidada, incluindo os nomes dos munícipes, moradas, idades, problemas físicos e/ou mentais, bem como os contactos das mesmas, e/ou dos seus filhos e/ou dos respetivos cuidadores, que decidiram por si próprios e/ou com acordo de seus familiares integrar a plataforma.

Qualquer pessoa pode integrar esta plataforma.

Scroll to Top