Obra do quartel da GNR está pronta

Inauguração só vai acontecer depois da instalação da força de segurança no novo espaço.

Concluídas as obras de construção do novo quartel da GNR de Alenquer, o Ministério da Administração Interna (MAI) terá agora de tratar da celebração dos diversos contratos necessários para o funcionamento do novo equipamento, como a instalação de luz, água, gás e comunicações, para que a mudança possa começar a ser feita.

O presidente da Câmara Municipal de Alenquer, Pedro Folgado, explicou à Rádio Voz de Alenquer e ao jornal Nova Verdade que a autarquia “já comunicou ao MAI que os trabalhos estão concluídos, sendo que agora será necessário algum tempo para tratar dos procedimentos habituais. Admito que isto possa demorar alguns dias e, quando estiverem reunidas essas condições, será feita a deslocalização dos militares”.

No que diz respeito à inauguração do equipamento, Pedro Folgado lembra que “o que ficou combinado previamente com o Comando Territorial é que vamos deixar a GNR instalar-se e acomodar-se no espaço e posteriormente faremos a inauguração”.

O novo edifício é constituído por rés-do-chão e primeiro andar, sendo que no piso inferior se vão localizar os serviços, nomeadamente área de atendimento, secretaria, gabinetes, salas de detenção, cozinha, refeitório e balneários. No piso superior vão ficar localizados os quartos para os militares em serviço.

O novo quartel, situado num terreno entre as vilas de Alenquer e Carregado, representa um investimento de 1,4 milhões de euros. Apesar de ser financiado pelo Ministério da Administração Interna, o município é responsável pela execução da obra.

O Destacamento Territorial de Alenquer é responsável pelos Postos de Alenquer, Merceana, Azambuja e Cadaval e conta com um efetivo de aproximadamente 50 militares.

Scroll to Top