A cerimónia abriu com uma atuação musical de António Passão, seguindo-se a leitura de poemas pelos Jograis da APP. Diversas personalidades ligadas ao Mestre partilharam testemunhos sobre a sua convivência e o seu legado, entre elas o professor António Guapo e o amigo José Eduardo, que recordaram com carinho os momentos vividos com o homenageado.
Um dos momentos mais marcantes da tarde foi o discurso do filho, Duarte João, que agradeceu a homenagem em nome da família. No seu testemunho, destacou “as características já conhecidas” do pai, mas sublinhou sobretudo “o papel enquanto pai e esposo”, evidenciando “os valores e ensinamentos que transmitiu aos filhos e que continuam a orientar as suas vidas”.
Em declarações à Voz de Alenquer, Joaquina Raimundo, presidente da Gerábriga, mostrou-se muito feliz com o sucesso da iniciativa. “Para mim é sempre positivo. Nesta nossa missão, o principal é a homenagem ao Mestre João Mário. E julgo que foi uma homenagem muito sentida por parte de todos, incluindo de grandes amigos, que eram muitos, e por pessoas não só da sua idade”, afirmou.
A responsável destacou ainda a dimensão nacional do evento, sublinhando que “vieram aqui pessoas das várias e diferentes regiões do nosso país, desde Famalicão, a Vila Real, Trás-os-Montes, Castro Daire, Miranda do Corvo, Vila Viçosa, Évora, Setúbal, Lisboa, Benedita, Cartaxo, Azambuja, Vila Franca de Xira e Alhandra, de todas estas terras”.
Visivelmente emocionada, Joaquina Raimundo descreveu “um momento de grande elevação” e confessou ter sentido “muito orgulho por estarmos a homenagear a memória de um ser humano inigualável, de uma pessoa inolvidável”. Acrescentou ainda que se tratou de “um dia muito feliz, porque tínhamos uma grande amizade e uma grande estima pelo Mestre João Mário.”
Durante o evento, foi também anunciado o desejo dos filhos de João Mário de manter o espaço do museu ao serviço de Alenquer e de toda a comunidade, em colaboração com a Câmara Municipal. Entre os planos está a revitalização do museu, dotando-o de valências mais modernas. A filha, Ana Nabais, deverá assumir a coordenação artística dessas alterações, dada a sua ligação ao mundo das artes.
O eventou contou com a presença de Cláudia Luís, vereadora da Câmara Municipal de Alenquer, e de Luís Rema, presidente da Assembleia Municipal de Alenquer e amigo pessoal de João Mário.
A homenagem culminou com a entrega dos prémios do Concurso Literário “Mestre João Mário Ayres d’Oliveira”, destacando-se o vencedor do concurso, Hernâni de Lemos Figueiredo.
Reportagem completa para ler na próxima edição impressa do Voz de Alenquer.


























