SUMA comemorou 135 anos 

A Sociedade União Musical Alenquerense completou 135 anos, no dia 1 de dezembro.

No dia de mais um aniversário, a banda da Sociedade União Musical Alenquerense (SUMA) saiu à rua uma vez mais. No percurso, passou por várias instituições, nomeadamente a Voz de Alenquer, e visitou os cemitérios. As celebrações continuaram com um almoço nas instalações, seguido de uma sessão solene, onde foram entregues vários emblemas de 50 anos de músico. Para Abel Pereira, presidente da Sociedade União Musical Alenquerense, esse foi “um marco histórico”, e o dirigente avançou que, no próximo ano, a instituição vai ter “um sócio com 75 anos”. 

Em declarações à Voz de Alenquer, Abel Pereira fez um “um balanço muito positivo” do aniversário da SUMA: “Foi um dia muito feliz para mim, foi um dia muito feliz para a instituição. São 135 anos de história e foi um dia realmente magnífico, onde se conviveu de uma forma familiar, que é aquilo que a SUMA é: uma família”. 

Com cerca de 70 elementos atualmente, o presidente recordou que anualmente, no dia 1 de dezembro, estreiam-se sempre novos músicos. “Este ano foram sete. Estreou-se uma jovem com perto de 50 anos, um caso de estudo. É mãe de duas meninas que já estão na banda há algum tempo e que tinha um gosto enorme por aprender música e conseguiu, o que não é nada fácil. Foi um desafio para ela muito grande, mas, quando se é apaixonado por alguma coisa e se tem realmente muita vontade, tudo se consegue”, adiantou.

Eleições na SUMA marcadas para o próximo mês 

Dia 16 de janeiro, a Sociedade União Musical Alenquerense tem marcada uma Assembleia Geral para eleger os novos órgãos sociais, nomeadamente a Direção. 

Abel Pereira avançou à Voz de Alenquer que se vai recandidatar: “É uma casa que me diz muito, foi a primeira casa em que eu participei, com oito anos de idade. Estou a tentar reunir realmente pessoas que me queiram acompanhar. Não está a ser fácil, porque o mundo associativo cada vez está mais difícil. Estou convencido de que iremos ser capazes de reunir um grupo de pessoas que queiram realmente ajudar aquela casa”. Os estatutos da SUMA mudaram recentemente, e esse era “um dos objetivos desta direção”, avançou Abel Pereira. Os novos estatutos reduziram o número de elementos dos órgãos sociais e já foram publicados em Diário da República. 

Scroll to Top