Situação de Alerta em Alenquer prolongada até 13 de agosto

O concelho de Alenquer vai manter-se em situação de alerta até ao final do dia 13 de agosto, conforme deliberado esta quinta-feira em Conselho de Ministros, numa decisão que abrange todo o território nacional.

As previsões meteorológicas apontam para um período prolongado de calor intenso, com temperaturas sempre acima dos 30 graus. Em Alenquer, os termómetros deverão atingir os 36 graus no sábado, 37 no domingo e escalar até aos 41 graus na próxima terça-feira, dia 12 de agosto. O Serviço Municipal de Proteção Civil alerta para a necessidade de precaução associadas ao calor e ao perigo de incêndio rural.

Com o prolongar do estado de alerta, mantém-se probidos dos acessos florestais de terra batida às Serras de Montejunto e Ota, bem como o encerramento do Ecoparque das Surraipas, durante todo o período da Situação de Alerta. Ficam igualmente interditas todas as queimadas e queimas , sendo suspensas as autorizações previamente emitidas. É ainda proibida a realização de trabalhos com maquinaria em espaços florestais, excetuando-se os casos diretamente associados ao combate a incêndios.

A utilização de fogo de artifício ou artefactos pirotécnicos encontra-se igualmente proibida, com a suspensão automática de todas as autorizações concedidas anteriormente.

Em declarações à Voz de Alenquer, o coordenador da Proteção Civil Municipal, Tiago Espírito Santo, sublinhou a importância do comportamento responsável dos cidadãos face ao calor e ao risco de incêndio. “Os comportamentos têm que vir e têm que ser garantidos numa primeira fase sempre pelas pessoas. O primeiro agente de proteção civil é sempre o cidadão”, referiu.

O responsável recomendou o uso de vestuário leve, protetor solar e a ingestão frequente de água – excluindo bebidas alcoólicas – mesmo quando não se sente sede, para evitar golpes de calor. Em relação ao risco de incêndio, reforçou que Alenquer se encontra em nível elevado de perigo e alertou para a proibição de queimas e queimadas, apelando a que se evite o uso de fogo ao ar livre e de maquinaria agrícola que possa gerar faíscas.

A Proteção Civil de Alenquer apela à colaboração de todos os munícipes para o cumprimento das normas em vigor.

Scroll to Top