SFUPA celebrou 169 anos

A Sociedade Filarmónica União e Progresso de Abrigada (SFUPA) celebrou na passada semana 169 anos de existência, numa história que já dura desde 1856, ligada ao associativismo do concelho de Alenquer desde o século XIX.

As comemorações incluíram um concerto da própria SFUPA e da banda convidada dos Aliados, e, no dia seguinte, o tradicional almoço anual dos sócios, que reuniu 170 membros e simpatizantes da associação.

Em declarações à Voz de Alenquer, a presidente da SFUPA, Ana Patrícia, destacou o balanço positivo do último ano e sublinhou o reconhecimento que alcançaram. “Os últimos tempos têm sido de alguma alegria. Fomos aos Açores, o maestro leva sempre a nossa banda a todos os lados. Recebemos o prémio da Voz de Alenquer. Também foi uma grande honra para nós. Foi um ano muito positivo”, afirmou.

Encerradas as celebrações, a associação prepara agora as próximas eleições. O principal objetivo passa por encontrar uma nova equipa que possa assumir a liderança da SFUPA no ano em que a instituição completará 170 anos. Segundo a presidente, começam em breve os primeiros encontros com os sócios: “Vamos começar agora a fazer as primeiras reuniões com os sócios, para ver se aparece alguma direção para o ano em que fazemos 170 anos. E seria bom arranjarmos uma direção para lá e termos algumas saídas no ano que vem.”

No entanto, a atual presidente não exclui a possibilidade de se recandidatar, caso exista uma equipa coesa e disponível para assumir o desafio. “Pode acontecer. Se arranjarmos uma equipa forte, sim, pode acontecer. Não descartamos essa ideia de ficarmos mais um ano, efetivamente. Mas são coisas que temos de falar com todos, com a direção que já está. Não tiramos essa hipótese de cima da mesa”, referiu.

Resta agora à instituição preparar o próximo capítulo de uma história que, aos 169 anos, continua a renovar-se.

Scroll to Top