Esta manhã, o Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Carlos Miguel, esteve em Alenquer para assinar o contrato de financiamento para a realização de obras de ampliação do Sport Alenquer e Benfica (SAB).
A empreitada contempla a construção de novos balneários no Campo Fernando Manuel Pereira, um desejo antigo do clube.
João Ventura, Presidente do Sport Alenquer e Benfica, diz que é com um sentimento de “missão cumprida” que olha para o contrato hoje assinado e sublinha que a obra representa o “concretizar de um sonho de há quatro anos”.
A empreitada resulta de uma candidatura ao programa do governo que apoia a realização de projetos com orçamentos até 100 mil euros.

O governo comparticipa a obra em 50%, o resto do financiamento é conseguido através da colaboração de diferentes entidades, como explicou o Secretário de Estado, Carlos Miguel.
“Estamos a falar de obras que têm um limite máximo de 100 mil euros em que o Governo comparticipa com 50% desse montante. Temos perfeita consciência de que com 50% não se faz a obra, mas com estes 50% acaba-se por alavancar uma série outras vontades, nomeadamente, a nível do poder autárquico e daquilo que é a massa associativa. Neste caso em concreto, são depois os sócios que também ajudam, que se mobilizam para fazer eventos para angariar dinheiro”, detalha.

Já Pedro Folgado, Presidente da Câmara Municipal de Alenquer, que esteve também presente na cerimónia, reconheceu que o espaço precisa de uma intervenção mais alargada. Contudo, admite que a construção de novos balneários é um bom ponto de partida.
“É um espaço com muito dinamismo e que precisa de outro tipo de intervenção que não seja só nos balneários, mas também temos de começar por algum lado”, refere o autarca. “Foi importante esta assinatura, a conclusão deste processo e agora espero que haja mais hipóteses neste programa para outras entidades do concelho de Alenquer se poderem também candidatar”, acrescenta.

Quanto a prazos, João Ventura adiantou que o objetivo do Sport Alenquer e Benfica é realizar a obra durante o período de interrupção da época desportiva.