Proteção Civil de Alenquer reforça alerta de mau tempo

O Serviço Municipal de Proteção Civil de Alenquer alertou a população para os efeitos das condições meteorológicas previstas para as próximas horas, depois de o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) ter decretado aviso laranja para o distrito de Lisboa, em vigor até à madrugada de quarta-feira, 5 de novembro.

De acordo com o IPMA, o mau tempo deve intensificar-se entre as 3h e as 9h de quarta-feira, período em que se espera chuva intensa, trovoada, vento forte e possibilidade de queda de granizo. A precipitação poderá atingir valores entre 20 e 25 mm/h, enquanto o vento poderá soprar até 60 km/h, com rajadas a rondar os 80 a 100 km/h, sobretudo nas zonas mais elevadas, como a Serra de Montejunto.

Esta terça-feira, 4 de novembro, o concelho encontra-se ainda sob aviso amarelo, com previsão de chuva fraca e vento moderado, mas o cenário deverá agravar-se ao longo da noite. Em declarações à Voz de Alenquer, o coordenador da Proteção Civil Municipal, Tiago Espírito Santo, destacou o vento como a principal preocupação neste agravamento do estado do tempo.

“Como neste momento é o primeiro aviso dos últimos tempos que temos relacionado com o vento, aquilo que eu destacaria e o que mais me preocupa enquanto coordenador municipal é precisamente essa questão. Tudo o que sejam estruturas amovíveis, que possam não estar bem fixadas, como chapéus de esplanadas, tendas, cartazes ou painéis, devem ser verificadas. Estas estruturas, pela sua flexibilidade, podem cair quer para a via pública, quer para zonas particulares, e causar danos a pessoas e bens”, referiu.

O Serviço Municipal de Proteção Civil de Alenquer sublinha a importância de seguir as orientações das autoridades e adotar medidas preventivas para minimizar os riscos associados ao mau tempo.

Scroll to Top