Procissão do Senhor dos Passos sai à rua a 23 de março 

A tradicional Procissão Senhor dos Passos de Alenquer, que acontece sempre no terceiro domingo da quaresma, cumpre a tradição a 23 de março.

No domingo dia 23 de março, as ruas de Alenquer assistem à passagem da Procissão do Senhor dos Passos de Nosso Senhor Jesus Cristo. As cerimónias começam na sexta-feira anterior, dia 21. O provedor da Irmandade de Santa Cruz e Passos de Nosso Senhor Jesus Cristo de Alenquer, João Pedro Luís, explicou à Voz de Alenquer que, no dia 21 de março, às 21H30, na Igreja de São Francisco, decorre a “admissão de novos Irmãos”, seguindo-se “a procissão de mudança das imagens do Senhor dos Passos até à Igreja da Misericórdia e de Nossa Senhora das Dores até à Igreja do Espírito Santo”. Esta procissão decorre uma vez mais com a celebração da Via Sacra a terminar na vila baixa. No sábado, durante a tarde, entre as 15H e as 17H, na Igreja da Misericórdia, podem ser oferecidas flores para a ornamentação dos andores, e à noite, às 21H30, é recitado Terço, na mesma igreja, em honra do Senhor dos Passos. 

Domingo é o grande dia. A Procissão do Senhor dos Passos sai da Igreja da Misericórdia às 15H, descendo depois a Calçadinha, onde decorre o tradicional Sermão do Encontro. Este momento reúne centenas de pessoas e compreende o encontro da imagem do Senhor dos Passos com a imagem da Senhora das Dores. João Pedro Luís revelou que “este ano o pregador será o Padre Paulo Pires, pároco de Arranhó e São Tiago dos Velhos”. Seguindo depois a Rua Triana, a Procissão passa pelo Largo Espírito Santo, sobe a Calçada Damião de Góis e a Rua Pêro de Alenquer e termina na Igreja de São Francisco, com a celebração da eucaristia. 

O provedor da Irmandade recordou que, “à noite, pelas 20H30, realiza-se o Jantar da Procissão na Quinta da Taipa”. As verbas deste evento revertem a favor da obra de caridade da Irmandade do Senhor dos Passos, que todos os meses ajuda as famílias mais carenciadas do concelho com cabazes alimentares. João Pedro recordou que “antes da pandemia realizávamos peditórios em algumas missas. Desde 2020, deixamos de fazer os peditórios”. Neste momento, este jantar e o almoço do magusto são duas grandes fontes de rendimento para esta obra de caridade, que recebe também apoios da autarquia alenquerense. 

Inscrições dos Anjinhos estão a decorrer 

Para incorporar a tradicional e secular Procissão do Senhor dos Passos de Nosso Senhor Jesus Cristo de Alenquer, estão abertas as inscrições para os Anjinhos. Pode inscrever as crianças nos Estabelecimentos Duarte D’Oliveira e Augusto Lopes e Filhos Lda. Nas ruas por onde passar a procissão, pode também embelezar a sua janela e as varanda com colchas. 

Scroll to Top