Alenquer aprova benefícios sociais para Bombeiros Voluntários e Socorristas da Cruz Vermelha 

A Assembleia Municipal de Alenquer aprovou o novo Regulamento Municipal de Concessão de Benefícios Sociais para os Bombeiros Voluntários e Socorristas da Delegação da Cruz Vermelha do concelho, com o objetivo de valorizar o papel fundamental destes profissionais na proteção e auxílio à comunidade.

O regulamento contempla um conjunto de benefícios em diferentes áreas como a cultura, a habitação e apoio social, reconhecendo que o espírito de dedicação e abnegação desses profissionais. 

Entre os apoios previstos no artigo 6.º estão o acesso gratuito aos eventos culturais e desportivos promovidos pela Câmara Municipal; a redução de 50% no valor do acesso às piscinas municipais; descontos em taxas urbanísticas para obras em habitação própria;  o reembolso parcial do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) e a atribuição de bolsas de estudo para descendentes em caso de falecimento ou doença grave contraída em serviço. 

De acordo com o artigo 9.º, o benefício das bolsas de estudo será concedido aos descendentes dos bombeiros e socorristas que integrem o agregado familiar, mediante candidatura acompanhada do documento emitido pela instituição de ensino que comprove o aproveitamento escolar. Serão atribuídas até cinco bolsas por ano letivo, no valor de 75€ por mês, desde que verificado o muito bom aproveitamento escolar no ano letivo anterior. 

Relativamente ao reembolso parcial do IMI, pressupõe que o imóvel esteja afeto a habitação própria e permanente do bombeiro ou socorrista e que a propriedade esteja registada em seu nome ou do cônjuge/unido de facto, desde que ambos tenham a morada fiscal na mesma habitação. 

O reembolso será atribuído de acordo com o Valor Patrimonial Tributário (VPT) do imóvel: 50% de reembolso para imóveis com VPT até 125 mil euros e 25% de reembolso para imóveis com VPT entre 125 mil e 250 mil euros. 

Os interessados devem candidatar-se anualmente até 31 de agosto, através do email do município, por via postal ou presencialmente no Balcão de Atendimento da Câmara Municipal. O pedido deve ser acompanhado da documentação que comprove o cumprimento dos requisitos previstos no regulamento. 

Com esta iniciativa, a autarquia de Alenquer reforça o seu compromisso na valorização dos profissionais que, diariamente, asseguram a segurança, assistência e o bem estar da população.

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