Na passada quinta-feira, foi conhecido o nome do novo treinador da equipa sénior de hóquei em patins do Sport Alenquer e Benfica.
Pedro Gonçalves, que estava há 12 anos à frente do Parede, vai agora assumir os comandos da equipa vermelha e branca.
Em declarações à Rádio Voz de Alenquer, o técnico admite que estava à procura de um novo desafio e que encontrou no Sport Alenquer e Benfica aquilo que precisava.
“Sendo o mais honesto possível senti a necessidade, ainda antes de aparecer o convite do Alenquer, de trabalhar para um clube que estivesse ligado a uma comunidade. O clube, muito mais do que a parte desportiva, tem também a parte social, é uma instituição que, se calhar, ajuda muita gente na sua vida familiar, na sua vida pessoal. E para mim o desporto ainda continua a ser isso. Foi muito fácil chegarmos a um acordo, porque, efetivamente, sem estar à espera, acabou por ser o projeto que se adequou a esta fase da minha carreira e aquilo que eu precisava para mim neste momento”, sublinha.
O Sport Alenquer e Benfica está na luta pela subida de divisão há vários anos. Pedro Gonçalves, que conseguiu levar o Parede até à primeira divisão em 2021, assume que já foram feitas várias mudanças com este objetivo em mente
“Enquanto treinador de uma equipa que já fez esse percurso, mas que também já falhou subidas e também acabou de descer, há coisas que, efetivamente, são muito mais impactantes no percurso desportivo de uma época do que propriamente a nossa intenção verbal. E, portanto, se me perguntam se eu quero ganhar todos os 26 jogos do campeonato, obviamente que quero. Se eu tenho consciência que provavelmente isso não vai acontecer, também tenho. É uma mudança grande na equipa, porque mudámos regulamentos, planeamentos, rotinas, mudámos metade da equipa, e, portanto, é perfeitamente plausível que as coisas levem o seu tempo a enraizar. A minha expectativa é que isso depois nos leve então às tais vitórias”, afirmou Pedro Gonçalves.
O novo treinador apela, contudo, para que “as pessoas olhem para ela como uma equipa de pessoas, um treinador, uma equipa técnica, uma série de jogadores que têm ambição e qualidade, mas todos temos defeitos, todos vamos falhar, todos vamos cometer erros”.
Uma das mudanças está no plantel do Sport Alenquer e Benfica. Depois da saída de algumas das principais figuras da equipa, entram agora novos nomes para o grupo, como é o caso de Bernardo Pinto, ex-jogador do Parede.
“Aquilo que ditou, essencialmente, as nossas decisões foram em primeiro lugar aquilo que nós consideramos a espinha dorsal dos atletas que temos cá, os valores e a parte comportamental de todos eles. A qualidade individual está cá, acho que temos um plantel super heterogéneo, no bom sentido”, revelou o técnico.
Conheça aqui todos os nomes do novo plantel:
TREINADOR
Pedro Gonçalves (Ex-Parede FC)
Treinador-Adjunto e Preparador Físico: Bernardo Santos (Ex-Parede FC)
ATLETAS
Permanências
Tomás Ventura – Guarda-Redes
Francisco Contins (Kiko) – Capitão
Mário Rodrigues (Marinho)
Afonso Severino
João Silva (Janeka)
João Santos
Entradas
André Pimenta (sobe da equipa “B”)
Miguel Fortunato (Ex-AD Oeiras)
Bernardo Pinto (Ex-Parede FC)
Tomás Korosec (Argentina, Ex-HC Braga)
Afonso Esteves (Ex-Sporting “B”)
Saídas
Igor Alves – Guarda-Redes (fim de carreira)
Ricardo Lopes (fim de carreira)
Henrique Pereira
Francisco Nardi
(Foto retirada da Federação Portuguesa de Patinagem)