Pedro Folgado é mandatário de João Nicolau nas autárquicas deste ano

O anúncio foi feito em conferência de imprensa e surge numa altura em que a equipa de João Nicolau não está escolhida. Apesar da função que assume, Pedro Folgado disse que não faz questão de aconselhar João Nicolau na escolha dos elementos.

Pedro Folgado foi anunciado esta quarta-feira, dia 8 de janeiro, como mandatário da candidatura de João Nicolau, do Partido Socialista, à Câmara Municipal de Alenquer, nas eleições autárquicas deste ano. O anúncio foi feito numa conferência de imprensa, na sede do PS local. 

João Nicolau começou por justificar a escolha, adiantando que “Pedro Folgado é uma referência de honestidade e transparência” e que o autarca é “uma referência na forma de estar na política, e é por isso o melhor mandatário de candidatura que poderíamos ter. Fico muito honrado por ter aceitado o convite que lhe fiz”. O também presidente da concelhia do PS mostrou ainda “muita consideração por todo o trabalho realizado” por Pedro Folgado, dando exemplos como “a promoção da marca Alenquer, a cultura e a identidade do concelho, a resposta social, entre muitos outros desafios e compromissos que têm vindo a ser superados ao longo destes doze anos, nomeadamente na requalificação de variado espaço público”. João Nicolau garantiu ainda que pretende “continuar o que de bem tem sido feito, mas também dar um novo impulso para melhorar, reforçar e investir nas áreas de maior necessidade”. 

Por sua vez, Pedro Folgado começou por afirmar que é “com sentido de responsabilidade que aceito ser mandatário do candidato definido pelo PS à Câmara Municipal de Alenquer, João Nicolau”. O autarca afirmou que espera de João Nicolau e da sua equipa “a prossecução dos projetos já iniciados ou por iniciar, nomeadamente aqueles que foram elencados em termos de PT2030”, caso este venha a vencer as autárquicas de 2025.

Sobre a não continuidade de Paulo Franco e Tiago Pedro no projeto socialista, Pedro Folgado disse serem “opções pessoais de cada um e também opções do partido”, recordando que, à semelhança do que aconteceu com ele, cabe a João Nicolau escolher a equipa. Ainda assim, Pedro Folgado, defende que deveria existir uma continuidade. “Acho que seria importante uma continuidade, porque existem muitos dossiês que têm sido acompanhados por nós e que não são coisas de um dia e de um ano, são processos que se arrastam há muito tempo e vão sendo consolidados. Seria importante que esses dossiês não se perdessem”, acrescentou o atual presidente da autarquia alenquerense, que vai deixar as funções que exerce por ter atingido o limite de mandatos. 

Equipa de João Nicolau ainda não está escolhida

Pedro Folgado referiu que não faz questão de aconselhar João Nicolau na escolha dos elementos que vão integrar a equipa do PS candidata à câmara, no entanto mostra-se disponível para isso. Folgado deixou claro que “é importante a pessoa refletir e analisar” as pessoas que são escolhidas para integrar a equipa, tendo em conta a sua experiência, o seu currículo e o conhecimento do concelho. 

João Nicolau adiantou que a equipa ainda não está escolhida, uma vez que o processo é complexo. “O processo de escolha da equipa é uma decisão do cabeça de lista, até porque tem de funcionar precisamente como uma equipa. É também uma decisão alargada, porque a escolha tem de passar pelos órgãos da concelhia. É um trabalho que temos desenvolvido nos últimos tempos, porque queremos construir a melhor equipa. Só mais tarde a poderemos anunciar”, concluiu João Nicolau.

Scroll to Top