Passeio Anual de Vila Verde dos Francos juntou 150 tratores

A Freguesia de Vila Verde dos Francos recebeu a 7ª Edição do Passeio de Tratores Agricolas, promovido pela Associação Desportiva Recreativa e Cultural da localidade, no domingo, dia 26 de outubro.

O evento juntou centenas de pessoas, tratoristas, amigos e simpatizantes de todo o país. A Voz de Alenquer esteve presente com uma emissão especial num dos tratores. O passeio começou no Largo da Igreja de Nossa Senhora dos Anjos, em Vila Verde dos Francos e contou com duas paragens: A primeira, no edifício da Escola de Lapaduços, com reforço oferecido pela Associação Recreativa Cultural Os Amigos de Lapaduços e pelo Centro Cultural e Desportivo Casais da Fonte de Pipa.

E a segunda, na Associação de Santa Bárbara da Portela, com abastecimento oferecido pela instituição. O evento começou com a bênção dos tratores, a cargo do padre Ben Maliakkal, o pároco da localidade.

Em declarações à Voz de Alenquer, Diogo Antunes, presidente da coletividade de Vila Verde dos Francos, salientou que o objetivo passa por levar o passeio cada vez mais além. “É um evento que dá realmente muito trabalho e é preciso ter muito gosto. É por isso que nos orgulhamos disto. Quero agradecer a todas as coletividades, patrocinadores, à Brigada de Trânsito do Carregado, e a todos aqueles que ajudaram este evento a correr da melhor maneira”, destacou o presidente da associação.

A viagem dos vários tratores passou ainda por outras zonas e localidades. Entre elas os Casais Fonte da Pipa, a área circundante da Serra de Montejunto e a freguesia de Ventosa.

Filipa Martinho, presidente da Junta de Freguesia de Vila Verde dos Francos, também falou com a Voz de Alenquer, e agradeceu a envolvência dos cidadãos e das coletividades que tornaram o evento possível, em particular a António Prata e Francisco Neves.

“A população mobiliza-se para este tipo de eventos. Ajudam a montar, oferecem a comida, auxiliam no que for preciso. É esta envolvência que se tem vindo a conquistar e tem sido muito gratificante”, acrescentou Filipa Martinho.

António Prata, um dos impulsionares do evento desde a primeira edição, também esteve à conversa com a Voz de Alenquer, e mostrou-se muito grato pelo trabalho desenvolvido e pela presença de todos. ” Estou muito contente pelas pessoas que nos vieram acompanhar. Ainda queremos melhorar o evento mas estou bastante orgulhoso. Já temos muitos jovens e isso é muito positivo para irem buscar um pouco das raizes das suas familias e para manter esta tradição viva. É o unico evento deste tipo que se faz em Alenquer”, destacou.

No final do passeio foram atribuídos vários prémios e distinções, entre eles, ao trator mais antigo, um Hanomag de 1951.

Scroll to Top