Novo Hospital do Oeste vai ser no Bombarral

Localização foi definida hoje, depois de uma reunião entre os autarcas do Oeste e o Ministro da Saúde.

Esta manhã, os 12 autarcas da região Oeste reuniram-se com o Ministro da Saúde, Manuel Pizarro, que confirmou que o novo Hospital do Oeste será construído no concelho do Bombarral.

A informação foi também confirmada à Rádio Voz de Alenquer por Pedro Folgado, Presidente da Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCim).

Segundo o autarca, o Ministro da Saúde agiu “em conformidade” com o estudo que já tinha sido apresentado pelo grupo de trabalho e que definia o Bombarral como a melhor localização para a unidade de saúde.

Pedro Folgado adiantou que o hospital vai ser de “grandes dimensões”, com cerca de 400 camas, e vai ter “mais serviços médicos e especialidades que ainda não existem no atual Centro Hospital do Oeste”.

A nível de investimento vão ser estudadas três hipóteses “uma primeira através do orçamento, uma segunda hipótese com parceria público-privada (PPP) só para construção ou então uma PPP para construção e utilização”. A decisão deverá ser anunciada no inicio do outono.

O estudo apresentado aponta para um prazo de seis ou sete anos para a construção da nova unidade de saúde. “No entanto, o Ministro da Saúde, está convencido de que em 5 anos se consegue fazer o novo hospital”, afirmou o Presidente da OesteCim.

Em Alenquer, os utentes vão continuar a ser servidos pelo Hospital de Vila Franca de Xira, contudo, Pedro Folgado revela que está em cima da mesa a hipótese do Bombarral se constituir como alternativa a Vila Franca de Xira para os habitantes do alto concelho. “Portanto, no fundo, vamos ficar aqui, eventualmente, servidos por dois hospitais”, reforça.

A região do Oeste inclui os concelhos de Alenquer, Arruda dos Vinhos, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras, Cadaval, Lourinhã, Bombarral, Peniche, Óbidos, Caldas da Rainha, Alcobaça e Nazaré.

Scroll to Top