Em comunicado enviado à Voz de Alenquer e publicado online, o Município de Alenquer indica que o presidente da autarquia, em conjunto com outros autarcas da região, repudia a decisão de fecho das urgências pediátricas do Hospital de Vila Franca de Xira à noite e aos fins de semana, pedindo a intervenção do Governo. Para além do autarca de Alenquer, também os autarcas de Vila Franca de Xira, Arruda dos Vinhos, Azambuja e Benavente, áreas abrangidas por este hospital, manifestaram desagrado com a decisão e assinaram um comunicado conjunto.
De acordo com a nota do Município de Alenquer, “os autarcas foram surpreendidos com a decisão que foi anunciada esta quarta-feira em reunião com o presidente da Unidade Local de Saúde do Estuário do Tejo (ULS)”. Este encerramento poderá manter-se ao longo do mês março, uma vez que, segundo a nota, “o presidente da ULS não adiantou uma data precisa”.
Em declarações à Voz de Alenquer, Pedro Folgado, presidente da Câmara Municipal de Alenquer, explicou que “a razão [apontada para o encerramento] é que não tinham recursos humanos, ou seja, médicos. Não são suficientes para fazer essa escala da noite e dos fins de semana”, manifestando preocupação com a degradação dos serviços. “Vai-se assumindo esse encerramento e dificilmente voltará a abrir”, sublinhou Folgado, reforçando que foram solicitadas estratégias para minimizar o encerramento e o seu impacto. Para o autarca, “era importante que o Estado Central pensasse um bocadinho nisto. Qualquer dia o Sistema Nacional de Saúde está todo esventrado e temos de ir ao privado em vez de utilizar os serviços públicos”, concluiu.
O comunicado conjunto manifesta ainda “extrema preocupação com o crescente degradar dos serviços de atendimento às populações, que já estão prejudicadas com o funcionamento intermitente das urgências de obstetrícia e ginecologia no Hospital de Vila Franca de Xira”, apelando à atuação por parte da ministra da Saúde e do primeiro-ministro, no sentido de evitar este encerramento. O documento foi assinado pelos presidentes de câmara Pedro Folgado, de Alenquer; Carlos Alves, de Arruda dos Vinhos; Silvino Lúcio, de Azambuja; Carlos Coutinho, de Benavente; e Fernando Paulo Ferreira, de Vila Franca de Xira.