Município e Associação Geoparque Oeste assinam memorando e carta de compromisso

A sessão vai ter lugar no próximo dia 6 de fevereiro, pelas 17H30, nos Paços do Concelho.

Na próxima quinta-feira, dia 6 de fevereiro, o Município de Alenquer e a Associação Geoparque Oeste (AGEO) vão apresentar um memorando de entendimento e uma carta de compromisso para a defesa do património geológico. O concelho integra desde o ano passado a estrutura de gestão do Geoparque Oeste, “tendo por vista submeter a candidatura no último trimestre de 2025 para garantir a entrada formal na estrutura intermunicipal comprometida em cooperar entre si pela dinamização de ações de intervenção, qualificação e valorização do território”, pode ler-se no comunicado enviado pelo Município de Alenquer à redação da Voz de Alenquer.

A parceria teve início em 2021, com a assinatura do protocolo entre a autarquia e a AGEO, com vista à capacitação e à dinamização da região Oeste, onde o concelho está inserido. O Município de Alenquer esteve inclusivamente presente na 17.ª edição da Conferência Europeia de Geoparques, na Islândia, com a participação de Pedro Folgado, presidente da Câmara Municipal de Alenquer, e do vereador Paulo Franco, que tutela o pelouro do Ambiente.

De acordo com a mesma nota, “o Geoparque Oeste nasceu em 2017 e conta atualmente com a integração dos concelhos de Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Peniche e Torres Vedras, compreendendo uma área total de 1154 km2 . Além de Alenquer, Óbidos também irá formalizar a candidatura para integrar esta estrutura no próximo ano. Em março de 2024, o Geoparque Oeste obteve o reconhecimento oficial de entrada para a rede de Geoparques Mundiais da UNESCO, tornando-se apenas o sexto em Portugal a obter a distinção, depois do Geoparque Naturtejo, do Geoparque Arouca, do Geoparque Açores, do Geoparque Terras de Cavaleiros e do Geoparque Estrela”.

Scroll to Top