Município de Alenquer implementou Radar Social

O Município de Alenquer implementou o Radar Social. O projeto está integrado no PRR (Plano de Recuperação e Resiliência) e pretende identificar de forma precoce pessoas, famílias e grupos em situação de vulnerabilidade social.

Segundo o comunicado da autarquia alenquerense, o projeto “funciona através de um sistema de sinalização, em estreita colaboração com a Rede Social local e com diversas entidades parceiras, permitindo a georreferenciação de situações de vulnerabilidade e das respostas sociais disponíveis”. Nesse sentido, o programa destina-se a todas as pessoas em risco de pobreza, exclusão ou fragilidade social, proporcionando um acompanhamento ajustado às necessidades identificadas.

A iniciativa decorre até 31 de março de 2026.

Qualquer pessoa ou entidade, incluindo o próprio cidadão, familiares, vizinhos, forças de segurança, instituições de saúde e organizações locais, pode efetuar a sinalização, sendo possível fazê-lo também de forma anónima. Para isso, o Município de Alenquer tem disponíveis diversos canais, entre eles um email (radar.social@cm-alenquer.pt), um contacto de WhatsApp (965 299 871) e o preenchimento de um formulário online ou junto da Câmara Municipal e das juntas de freguesia do concelho.

O projeto Radar Social foi financiado a 100% pelo PRR, num valor total de 116.880,24€, mais IVA.

Scroll to Top