MAC CUP juntou 700 atletas de futsal em Alenquer

A vila de Alenquer foi palco da 9.ª edição da MAC CUP em futsal. O torneio organizado pelo Alenquer Real Club, reuniu cerca de 700 atletas, distribuídos por vários escalões (dos benjamins aos juniores) e atraiu, ao longo de quatro dias, cerca de 1300 espectadores diários.


Com mais de 30 pessoas envolvidas na organização, a MAC CUP destacou-se pelo ambiente vibrante nas bancadas, pela forte presença de famílias e pelo espírito de fair play vivido dentro e fora de campo. A iniciativa voltou a contar com o apoio de figuras de referência do futsal nacional, entre elas o patrono da competição Orlando Duarte, antigo selecionador nacional, e o técnico convidado Ramiro Antão, conceituado treinador de guarda-redes.

Em declarações à Voz de Alenquer, Orlando Duarte destacou que “os torneios jovens têm essencialmente a ver com o trabalho que é feito nos clubes. Eles merecem que nós os apoiemos, seja de que maneira for”. Presente no torneio desde as suas primeiras edições, o antigo selecionador nacional acrescentou que “desde 2012, 2013 talvez, que venho cá. As pessoas são muito boas, gosto muito de estar aqui com elas. E nós não devemos deixar de apoiar sempre os clubes, que têm menos condições e dificuldades muitas vezes para conseguir ter as categorias todas”.

Ramiro Antão que marcou presença como convidado especial e destacou a qualidade dos jovens em competição, afirmando que “tenho maior prazer em estar cá e certamente irei estar todos os anos, desde que possa. Por incrível que pareça, vi iniciados e infantis com muita qualidade. Neste torneio, há miúdos com muito talento”, realçando ainda o seu envolvimento próximo com os atletas, salientado que “gosto sempre de falar com eles, normalmente sou eu que lhes entrego os prémios, dou-lhes umas dicas e tento que se sintam ainda mais motivados”.

A nível competitivo, destaque para a equipa do Infantado, que venceu na categoria de juniores, e para Aguinaldo, atleta do AR Clube, que foi considerado o melhor jogador na categoria de juvenis, num claro sinal da qualidade desportiva do torneio.

O presidente do Alenquer Real Club, Rui Cardoso, sublinhou o sucesso do evento referindo que “o balanço é muito positivo, e muito cansativo para nós, mas acima de tudo acho que o objetivo foi conseguido. As equipas divertiram-se, jogaram e os pais estiveram na bancada a conviver, e acho que isso é o mais importante. O Orlando e o Ramiro já fazem parte deste torneio. São sempre eles os dois os patronos, duas figuras que dispensam apresentações no mundo do futsal. Qualquer pessoa que os conhece, reconhece o valor da presença deles. Pode sempre trazer mais gente e também reconhecer o nosso trabalho”.

A entrega de prémios decorreu num ambiente caloroso, reforçando o espírito de união que marca esta competição. Com quase uma década de história, a MAC CUP continua a crescer em dimensão e impacto, afirmando-se como um dos maiores torneios de futsal de formação em Portugal, promovendo, não só o talento desportivo, mas, também, os valores da inclusão, amizade e dedicação ao longo de todo o evento.

Scroll to Top