Luís Rema eleito presidente da Assembleia Municipal 

Dia 1 de novembro, após a tomada de posse dos órgãos autárquicos, decorreu a primeira sessão da Assembleia Municipal, para eleger a composição da mesa para os próximos quatro anos.

Luís Rema conduziu os trabalhos, uma vez que foi o primeiro eleito para este órgão nas eleições de 12 de outubro. Foram entregues duas listas. A Lista A, apresentada pela bancada do Partido Socialista, tinha como presidente Luís Rema, primeira secretária Rosa Brandão, presidente da União de Freguesias de Abrigada e Cabanas de Torres, eleita pelo PS; e, como segunda secretária, Filipa Martinho, eleita por um movimento independente como presidente da Freguesia de Vila Verde dos Francos, embora com um acordo pré-eleitoral de apoio mútuo com o Partido Socialista. A Lista B, apresentada pela bancada da coligação TODOS, juntamente com o CHEGA, tinha como presidente Luís Barros Mendes, primeiro secretário Nuno Lopes, do CHEGA, e como segunda secretária Bárbara Inácio Dias, do PSD. Após o ato eleitoral dos 32 deputados municipais, a Lista A venceu, com 16 votos, a Lista B obteve 14 votos e foram registados dois votos em branco. 

Terminada a eleição, Luís Rema, que regressa à vida política, da qual se afastou em 2009, depois da derrota frente a Jorge Riso nas eleições internas do Partido Socialista, deixou algumas palavras aos deputados. O presidente da Assembleia Municipal para o mandato 2025-2029 referiu que “vai privilegiar o debate”, sempre “cumprindo o regulamento”. Rema recordou que “a Assembleia Municipal deve ser um órgão fiscalizador” e pediu aos deputados para assumirem as sessões das Assembleia Municipais “com prazer, com gosto”. Por fim, afirmou que é “uma pessoa de fazer e deixar obra feita”. 

No dia 17 de novembro, às 20 horas, a Sala Teófilo Carvalho dos Santos, nos Paços de Concelho, recebe uma sessão extraordinária da Assembleia Municipal. Em dezembro decorre a sessão ordinária, na qual irá a votação o Orçamento Municipal do próximo ano. 

Scroll to Top