Os constrangimentos nesta frequência da Voz de Alenquer começaram em outubro do ano passado, fruto do mau tempo. Após avaliação houve a necessidade de interromper totalmente a emissão nesta frequência até ao dia 24 de outubro. Nesse dia a emissão no 93.5 FM foi retomada, mas de forma limitada, não emitindo na totalidade a cobertura prevista. Após análise para procedermos à correção do problema, verificamos que o valor para a intervenção seria muito elevado.
Para conseguirmos angariar o valor total da intervenção, a Voz de Alenquer lançou, a 3 de janeiro de 2025, a Missão Antena. O programa de rádio, conduzido por Filipe Loureiro e Nuno Inácio, que vai para o ar à sexta-feira, entre as 20h e as 22h, recebe colaboradores e antigos colaboradores da Rádio Voz de Alenquer, para falar sobre o respetivo percurso na rádio e as memórias e os episódios que marcam essa ligação. Contudo, a Missão Antena, que se mantém no ar, é mais do que um programa de rádio, tendo sido uma iniciativa criada com o objetivo de angariar fundos para recuperar a 100% a nossa cobertura na frequência 93.5 FM. Ao longo de várias semanas, centenas de pessoas e entidades contribuíram para que a Voz de Alenquer voltasse a emitir na totalidade a partir da torre do Montejunto. A situação piorou com a tempestade Martinho, quando um raio atingiu o centro emissor do Montejunto e destruiu na totalidade o quadro elétrico. Nova interrupção total na frequência 93.5 FM, que foi então reposta, com um raio inferior, graças à aquisição de um novo emissor.
Depois de angariado o valor necessário para a intervenção, houve a necessidade de adquirir os serviços da empresa Telcabo e articular datas com o engenheiro Duarte João, responsável técnico da Voz de Alenquer. Como resultado, esta quinta-feira, 14 de agosto, a Voz de Alenquer concluiu os trabalhos na torre do Montejunto, permitindo que a frequência regressasse à cobertura normal. Um dia histórico para a emissora que está prestes a completar 40 anos no próximo 6 de janeiro. Naturalmente, o dia 14 de agosto de 2025 fica para a história da Rádio Voz de Alenquer como o dia em que a emissão voltou a ser ouvida em locais como Santarém, Cartaxo, Leiria, Lisboa, entre muitas outras localidade do Alto Alentejo, Zona Oeste, Grande Lisboa e Ribatejo.
Para Bruno Parracho, presidente da direção da Voz de Alenquer, este é um dia histórico: “Hoje, os nossos ouvintes voltaram a ouvir a Voz de Alenquer em boas condições, algo que não era possível há 10 meses. Tentámos ser o mais rápido e ágeis possível, com uma série de contratempos que tivemos pelo caminho. Conseguimos, graças à nossa equipa inteira, que tentou angariar os fundos necessários, aos nossos ouvintes e aos nossos patrocinadores. Muito obrigado a todos. Sem eles não conseguíamos chegar ao dia de hoje e voltar a ligar o emissor na potência máxima. Estamos hoje felizes por ter conseguido dar este passo”. No entanto, nem todos os problemas no emissor do Montejunto estão resolvidos. “Detetámos, com esta intervenção, algumas fragilidades na estrutura da torre, que terá de ser intervencionada nos próximos meses. Mas a parte técnica está concluída. O objetivo de chegarmos aos nossos ouvintes está concluído. É um dia de felicidade para todos”, concluiu Bruno Parracho.
Às centenas de pessoas e entidades que nos ajudaram, a Voz de Alenquer agradece profundamente o contributo, que permitiu continuarmos o nosso trabalho em prol da comunidade e do nosso auditório.


