Direitos e Dignidade em debate na Santa Casa da Misericórdia de Alenquer

A Santa Casa da Misericórdia de Alenquer organiza no dia 19 de setembro (sexta feira), o seminário “Direitos e Dignidade ao Longo da Vida”, uma iniciativa que pretende lançar debate e reflexão sobre a defesa dos direitos humanos em todas as fases da vida.

O evento decorre ao longo de todo o dia, no Auditório João Mário, dentro da instalações da unidade e conta com dois painéis de discussão. A sessão de abertura está marcada para as 10h00 e conta com a presença de Pedro Folgado, presidente da Câmara Municipal de Alenquer, Luís Rema, Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Alenquer e Carlos Andrade, vice-presidente da União das Misericórdias Portuguesas.

Hélder Geraldes, diretor técnico da Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI) da Santa Casa, esteve à conversa com a Voz de Alenquer e destacou o fator de continuidade da edição deste ano. ” Este encontro dá continuidade ao primeiro seminário promovido em 2024, dedicado à saúde mental. Este ano a equipa achou por bem colocarmos a importância nos direitos e na dignidade ao longo de todas as fases da vida. Optámos por realizar apenas um painel de manhã e outro à tarde, para dar mais tempo aos oradores e permitir ao público colocar as suas questões”, explicou.

O primeiro painel, agendado para as 11h00, é dedicado à infância e adolescência e conta com a participação de Maria João Silva, psicóloga do SPO Carregado, Pedro Carvalho, especialista em Psicomotricidade da UDIJ, Manuel Salavessa, pedopsiquiatra da UDIJ, e Helena Leitão, procuradora da República no Juízo de Família e Menores de Vila Franca de Xira. Os intervenientes vão refletir sobre os direitos das crianças e jovens e sobre os principais desafios que se colocam nesta etapa da vida.

O segundo painel, às 14h30, é dedicado à idade adulta e aos idosos. Entre os participantes estarão Carmen Garcia, enfermeira que regressa ao seminário e que é autora de uma petição com mais de sete mil assinaturas contra a contenção de idosos, André Rodrigues, médico da AMIDI – Associação dos Médicos dos Idosos Institucionalizados, Soraia Coelho, fisioterapeuta que irá abordar a temática da sexualidade na terceira idade, Joana Silva Aroso, advogada que falará sobre idadismo, Ângela Moreno, gerontóloga da APAV, e Margarida Gavetanho, representante da MySenior.

O seminário terminará às 17h00, com a sessão de encerramento a cargo de Cláudia Luís, vice-presidente da Câmara Municipal de Alenquer, e Luís Rema, provedor da Santa Casa.

Para Hélder Geraldes, esta iniciativa é uma oportunidade para inspirar mudanças: “Este seminário pretende lançar um debate e inspirar boas práticas, quer nas instituições, quer na comunidade. Acredito que os direitos e a dignidade não têm idade e devem ser respeitados desde a infância até ao envelhecimento”, sublinhou, deixando um convite à participação da comunidade.

A inscrição no seminário é gratuita, mas obrigatória, podendo ser feita através do QR Code disponível nos materiais de divulgação ou presencialmente no Centro de Dia, no Centro Infantil ou na ERPI da Misericórdia de Alenquer.

Scroll to Top