O evento decorre ao longo de todo o dia, no Auditório João Mário, dentro da instalações da unidade e conta com dois painéis de discussão. A sessão de abertura está marcada para as 10h00 e conta com a presença de Pedro Folgado, presidente da Câmara Municipal de Alenquer, Luís Rema, Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Alenquer e Carlos Andrade, vice-presidente da União das Misericórdias Portuguesas.
Hélder Geraldes, diretor técnico da Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI) da Santa Casa, esteve à conversa com a Voz de Alenquer e destacou o fator de continuidade da edição deste ano. ” Este encontro dá continuidade ao primeiro seminário promovido em 2024, dedicado à saúde mental. Este ano a equipa achou por bem colocarmos a importância nos direitos e na dignidade ao longo de todas as fases da vida. Optámos por realizar apenas um painel de manhã e outro à tarde, para dar mais tempo aos oradores e permitir ao público colocar as suas questões”, explicou.
O primeiro painel, agendado para as 11h00, é dedicado à infância e adolescência e conta com a participação de Maria João Silva, psicóloga do SPO Carregado, Pedro Carvalho, especialista em Psicomotricidade da UDIJ, Manuel Salavessa, pedopsiquiatra da UDIJ, e Helena Leitão, procuradora da República no Juízo de Família e Menores de Vila Franca de Xira. Os intervenientes vão refletir sobre os direitos das crianças e jovens e sobre os principais desafios que se colocam nesta etapa da vida.
O segundo painel, às 14h30, é dedicado à idade adulta e aos idosos. Entre os participantes estarão Carmen Garcia, enfermeira que regressa ao seminário e que é autora de uma petição com mais de sete mil assinaturas contra a contenção de idosos, André Rodrigues, médico da AMIDI – Associação dos Médicos dos Idosos Institucionalizados, Soraia Coelho, fisioterapeuta que irá abordar a temática da sexualidade na terceira idade, Joana Silva Aroso, advogada que falará sobre idadismo, Ângela Moreno, gerontóloga da APAV, e Margarida Gavetanho, representante da MySenior.
O seminário terminará às 17h00, com a sessão de encerramento a cargo de Cláudia Luís, vice-presidente da Câmara Municipal de Alenquer, e Luís Rema, provedor da Santa Casa.
Para Hélder Geraldes, esta iniciativa é uma oportunidade para inspirar mudanças: “Este seminário pretende lançar um debate e inspirar boas práticas, quer nas instituições, quer na comunidade. Acredito que os direitos e a dignidade não têm idade e devem ser respeitados desde a infância até ao envelhecimento”, sublinhou, deixando um convite à participação da comunidade.
A inscrição no seminário é gratuita, mas obrigatória, podendo ser feita através do QR Code disponível nos materiais de divulgação ou presencialmente no Centro de Dia, no Centro Infantil ou na ERPI da Misericórdia de Alenquer.