CULTURALMENTE #8

Consulte a agenda cultural para os próximos dias a nível local, regional e nacional.

LOCAL

-Sábado, dia 12 de Fevereiro, o Museu Damião de Góis recebe uma atividade inserida nas comemorações do 520º aniversário do humanista alenquerense. Às 15h30, terá início a apresentação do documentário “Aristides de Sousa Mendes – O Cônsul de Bordéus”, seguido de um debate sobre o mesmo. A inscrição é obrigatória e pode ser feita em: https://bit.ly/3IEuq4t

-No Dia de S. Valentim, dia 14 de Fevereiro, o Município de Alenquer terá o regresso da experiência “O Jantar com Damião!”. As reservas estão abertas e têm um custo de 30 euros por pessoa, através do link https://bit.ly/345SZbH. O jantar será pelas 20 horas, no Museu Damião de Goes e das Vítimas da Inquisição.

-Até 16 de fevereiro, celebra-se a semana da amizade na Biblioteca Municipal de Alenquer, onde serão promovidas sessão para as escolas, mas também para as famílias. No dia 12 de fevereiro pelas 11h e 16 de fevereiro pelas 15h. As sessões são abertas a todos os que queiram participar. A atividade é gratuita, mas carece de inscrição em: https://bit.ly/3HC0q9e

-A Biblioteca Municipal de Alenquer, no mês de fevereiro, promove duas sessões de “O Livro convida à Hora do Conto”, com a obra “Um abraço e saudades do teu Abraço”, de Eoin Mclaughlin e Polly Dunbar. A próxima sessão será no dia 19 de fevereiro às 11h00. É uma atividade gratuita, mas carece de inscrição, através do link https://bit.ly/3FQJvhz

-Até 28 de Fevereiro estará patente no Centro Interpretativo do Pintar e Cantar dos Reis, situado no Posto de Turismo de Alenquer, a exposição “Pintar e Cantar dos Reis – A tradição sob o olhar dos jovens”. É constituída por trabalhos de alunos do 3º ciclo de escolaridade das Escolas do concelho. Horários: Segunda-feira das 10h às 13h e das 14h às 18h; Terça a Sexta das 10h às 18h; Sábado das 10h às 13h e das 14h às 18h.

-Aproveite para conhecer um pouco mais da essência de Alenquer, visitando os Museus do concelho: Museu Damião de Góis e das Vítimas da Inquisição, Museu João Mário, Museu do Presépio e o Museu do Vinho, nos seguintes horários: 3ª a sábado – 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 e aos domingos é necessária marcação prévia.

-Durante o próximo mês de fevereiro, estará patente na Biblioteca Municipal de Alenquer a exposição de desenhos e pinturas a óleo por Helen Reimer. De 1 a 23 de fevereiro, nos seguintes horários: Segunda-feira: 10h00-13h00 e 14h00 às 18h00. Terça-feira a sexta-feira: 10h00-18h00. Sábado: 10h00-13h00 e 14h00 às 17h00.

REGIONAL:

-“O Mundo Não Tem de Ser Assim” dá a conhecer o percurso político e humanitário de António Guterres, Secretário-Geral das Nações Unidas, numa biografia assinada por Pedro Latoeiro e Filipe Domingues. A apresentação desta obra será no dia 12 de fevereiro, na Fábrica das Palavras pelas 16h00 e conta com a presença dos autores. O livro é o resultado de um trabalho intenso com mais de 120 entrevistas, entre antigos chefes de Estado e de Governo, altos funcionários da ONU e amigos íntimos do ex-primeiro-ministro português.

-A professora Márcia Gil, responsável pela Classe de Ballet do Ateneu Artístico Cartaxense, leva ao palco do Centro Cultural do Cartaxo dois espetáculos que integram praticantes de diferentes níveis técnicos e diferentes classes etárias. Os dois espetáculos estão marcados para este sábado dia 12 de fevereiro. Às 16h00, será apresentada a história que o ilustrador Raymond Briggs criou e que já encantou muitas gerações de crianças por todo o mundo – O Boneco de Neve. Ao fim da tarde, às 19h00, será a vez de subir ao palco a interpretação da obra que, em 1968, Andrew Lloyd Webber e Tim Rice criaram e que seria um dos musicais de maior sucesso de sempre. Os bilhetes para ambos os espetáculos estão disponíveis na bilheteira do Centro Cultural do Cartaxo e têm o valor de dois euros.

-A Junta de Freguesia de Azambuja está a promover um peddy paper para assinalar o Dia dos Namorados, uma iniciativa que conta com o apoio do CCD – Centro de Cultura e Desporto da Câmara Municipal de Azambuja. Este peddy paper pretende promover a descoberta da vila e proporcionar momentos de convívio e diversão. A participação carece de inscrição e têm um custo de 5€ por participante, que inclui o seguro e uma t-shirt alusiva à atividade. As inscrições poderão ser feitas através do telefone 937 895 526 (dias úteis das 09h às 17h), ou diretamente na sede da Junta de Freguesia de Azambuja. A atividade irá realizar-se no dia 13 de fevereiro, pelas 9h30 em Azambuja.

-A Bolha – Teatro com Marionetas leva ao palco do Teatro-Cine de Torres Vedras no próximo dia 13 de fevereiro, pelas 16h30, o espetáculo Formoscópio. É uma peça projetada a pensar no público da faixa etária dos 1 aos 3 anos, mas que pretende tocar todos os públicos. O preço dos bilhetes para se assistir ao mesmo no Teatro-Cine de Torres Vedras é de dois euros. As reservas para se assistir ao espetáculo Formoscópio devem ser efetuadas pelo número de telefone 261 338 131.

-A exposição “A (re)afirmação de um elemento identitário – 70 anos da Ponte Marechal Carmona” vai estar patente no Museu Municipal em Vila Franca de Xira, e pode ser visitada nos seguintes dias e horários: de terça-feira a domingo, das 9h30 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.

-Exposição “Spectacular Instability”, na Galeria Municipal de Torres Vedras, estará patente até 5 de Março. Exposição das obras produzidas por Jéssica Gaspar no âmbito do projeto RAMA – Residências Artísticas Maceira Alfeiria.

NACIONAL

-A exposição “A viagem de comboio – pinturas de Natália Gromicho” foi inaugurada no passado dia 15 de Janeiro na Casa da Cultura de Beja e estará patente até ao dia 28 de Fevereiro. A exposição foi selecionada por Natália Gromicho, 8 quadros pintados entre 2015 e 2018, alguns expostos na icónica exposição “Do ocidente para o Oriente” apresentada no Museu do Oriente de Lisboa e Macau. A exposição pode ser visitada de 2ª a 6ª das 9h às 20h e aos sábados das 14h às 20h.

Scroll to Top