Começaram as obras da nova USF de Abrigada

A nova Unidade de Saúde Familiar de Abrigada, no concelho de Alenquer, começou a ser construída no dia 6 de janeiro. Centros de Saúde de Olhalvo e de Alenquer também beneficiam de remodelações.

Arrancaram no dia 6 de janeiro, segunda-feira, as obras de construção da Unidade de Saúde Familiar de Abrigada. As obras deste novo centro de saúde devem decorrer durante o próximo ano, como confirmou à Voz de Alenquer o vereador Paulo Franco, que tutela a área da saúde no concelho: “[A obra] está estimada para uma execução durante 12 meses. Portanto, durante os [próximos] 12 meses ela será para ser executada. Havendo aqui a necessidade de alguma reprogramação, este prazo será modificado, mas neste momento está realmente assumido que a duração para a construção do novo centro de saúde de Abrigada seja de um ano”.

A obra na USF de Abrigada surge através do programa funcional da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) e vai servir cerca de cinco mil utentes. O custo associado ao projeto é de um milhão e 700 mil euros, ao qual acresce IVA, sendo financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). A infraestrutura irá nascer num terreno que já era da autarquia.

Sobre o novo Centro de Saúde de Olhalvo, obra também financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência, Paulo Franco disse à Voz de Alenquer que o projeto “está praticamente no fim, […] depois, toda a parte do equipamento é responsabilidade da Unidade de Saúde Local (ULS)”, explicou o vereador.

Centro de Saúde de Alenquer também vai beneficiar de obras

Na área da Saúde, as obras de Abrigada e de Olhalvo não são as únicas financiadas pelo PRR no concelho. Também o Centro de Saúde de Alenquer vai beneficiar de um investimento de 450 mil euros. De acordo com Paulo Franco, o financiamento vai ser alocado a duas componentes: “uma componente para a realização de obras dentro do espaço, com um valor correspondente a 150 mil euros, e outro para a componente que tem a ver com o sistema AVAC (aquecimento, ventilação e ar condicionado)”, que, de acordo com o vereador, “não funciona há imenso tempo”. Este projeto está aprovado pelo PRR, e, apesar de ainda não existir uma data prevista para o início da intervenção no Centro de Saúde de Alenquer, Paulo Franco acredita que a obra pode estar concluída no verão, de forma a melhorar as condições para os utentes e para os profissionais de saúde.

Scroll to Top