Coligação TODOS apresenta programa eleitoral

A Coligação TODOS apresentou o programa eleitoral para as Eleições Autárquicas de 2025 no passado dia 29 de setembro. A sessão, que começou às 21H30, decorreu na sede da coligação, no Carregado, com casa cheia.

Numa intervenção de cerca de 20 minutos, Francisco Guerra, candidato à Câmara Municipal de Alenquer pela Coligação TODOS, apresentou os principais pilares do programa eleitoral. Ao todo, são cerca de 80 medidas, distribuídas por 10 áreas distintas.

Francisco Guerra começou por considerar que “a riqueza do concelho de Alenquer está na diversidade”, apontando uma requalificação para o Carregado, onde a Coligação TODOS pretende construir um parque urbano de lazer e cultural, um complexo de piscinas municipais e um pavilhão desportivo. O candidato pretende “devolver a Alenquer a dignidade que ela merece”, dedicando especial atenção ao centro histórico, de forma a tornar Alenquer numa vila histórica “à semelhança de Sintra”. Para o alto concelho, a coligação TODOS promete um Parque empresarial na zona norte do território.

Francisco Guerra referiu que “é preciso trazer ao território a modernidade” e disse que, “quando for eleito”, pretende levar consigo “40 despachos”, um deles será a “auditoria ao contrato das águas”, apontando esta como a sua primeira medida.
Sobre a saúde, a Coligação TODOS propõe uma “unidade móvel de saúde” e o “projeto-piloto ‘vale saúde’”, que pretende permitir que “os utentes sem médico de família atribuído possam aceder a consultas de clínica geral em unidades privadas do concelho”.

Questionado sobre a possibilidade de fundos comunitários para os projetos apresentados, Francisco Guerra explicou que essa é uma realidade e revelou que tem o objetivo “de criar um gabinete dedicado aos fundos comunitários”, não apenas para ser utilizado pelo município, mas também para ajudar “privados e associações” nas candidaturas a fundos comunitários elegíveis. O candidato reforçou ainda que a autarquia não pode esperar pela abertura dos fundos comunitários “para criar os projetos. Os projetos têm de estar preparados para quando abrirem as candidaturas”.

Scroll to Top