BE apresenta oficialmente Sónia Pedro como candidata

Sónia Pedro é a primeira mulher a candidatar-se à Presidência da Câmara Municipal de Alenquer

Esta quinta-feira, dia 1 de Julho, o Bloco de Esquerda (BE) fez a apresentação oficial de Sónia Pedro como cabeça de lista à Câmara Municipal de Alenquer e de José Machado como cabeça de lista à Assembleia Municipal.

Durante o discurso de apresentação Sónia Pedro, diz ter aceite o desafio porque quer mudar a visão política em Alenquer, “representando uma alternativa de esquerda que se compromete a governar com as pessoas e para as pessoas”, acrescenta. 

Sónia Pedro, de 46 anos, é especialista em genética no Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge e membro do BE desde 2009. A candidata admite que não tem experiência autárquica, mas salienta que tem a experiência “de quem sabe o que é ir de transportes públicos diariamente para Lisboa, de quem sabe que para ter acesso à cultura tem de sair do concelho, de quem sabe o que é estar dez anos numa situação precária a recibos verdes, de quem sabe o que é não ter médico de família, de quem sabe o que é pagar 50 euros mensais de água por uma família de três pessoas, de quem sabe o que é ser mãe e não ter uma resposta de creche pública, de quem sabe o que é ter na família um cuidador informal sem qualquer apoio social e de quem sabe o que é ser mulher e sentir que ainda há uma grande resistência em aceitar mulheres em cargos de liderança e à frente das autarquias”.  

O Bloco de Esquerda apresentou também os nomes que vão concorrer à vereação: Rui Ricardo, Sofia Geraldes, Orlando Almeida, Rita Vieira, Rui Machado e Rita Pereira. 

A questão das águas, a resposta à crise de saúde, a valorização das escolas públicas, o reforço dos transportes públicos, o apoio ao comércio local, a transparência e a resposta aos problemas habitacionais são algumas das prioridades da candidatura de Sónia Pedro.

Na sessão de apresentação esteve também Mariana Mortágua, deputada à Assembleia, que sublinhou o facto de Sónia Pedro ser a primeira mulher a candidatar-se à Presidência da Câmara Municipal de Alenquer. A deputada acredita que a candidata apresenta “um programa forte de esquerda, num concelho que é dominado pelo partido socialista há demasiados anos”.  

Scroll to Top