Autarcas saíram sem respostas da reunião com a Ministra da Saúde

Os autarcas dos municípios servidos pelo Hospital de Vila Franca de Xira reuniram esta terça-feira, dia 26 de agosto, com a Ministra da Saúde, Ana Paula Martins.

Em declarações à Voz de Alenquer, o vereador com o pelouro da saúde em Alenquer, Paulo Franco, que representou o concelho na reunião, revelou que “as nossas preocupações ficaram na mesma”. “A ministra foi atenciosa, ouviu as nossas preocupações, mas não nos deu respostas concretas do que gostaríamos de ouvir”, revelou o vereador.

Os autarcas dos concelhos de Alenquer, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Benavente e Vila Franca de Xira apresentaram à ministra três preocupações: o  possível encerramento da maternidade do Hospital de Vila Franca de Xira, o encerramento das urgências de obstetrícia e pediátricas durante a noite e ao fim de semana, que causa grandes constrangimentos na população, e ainda a falta de médicos de família na região, uma das mais afetadas de Lisboa e Vale do Tejo.
Paulo Franco revelou à Voz de Alenquer que, tendo em conta a falta de respostas, ficou a promessa da marcação de uma nova reunião para as próximas semanas. 

O Hospital de Vila Franca de Xira serve cerca de 250 mil utentes. 

Alenquer tem 60% dos utentes sem médico de família

Os autarcas presentes tiveram ainda a oportunidade de partilhar com a Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, alguns problemas e algumas preocupações de cada território. Paulo Franco aproveitou a oportunidade para reforçar a falta de médicos de família no concelho. “Temos 42 mil utentes, 25 mil sem médico de família atribuído, cerca de 60%”, revelou Paulo Franco. À ministra o vereador explicou ainda que  “a saúde é uma prioridade para o município e estamos a investir na criação de infra-estruturas, com o conceito da criação de Unidade Saúde Familiar no nosso concelho, mas obviamente que todo o investimento que temos estado a fazer tem de ser completado com a colocação de médicos de família no município”. 

Depois de partilhar a estratégia do município de Alenquer, Paulo Franco explicou à Voz de Alenquer que falou ainda dos projetos do PRR (Plano de Recuperação e Resilência) que a autarquia candidatou sobre a saúde, nomeadamente a reparação do sistema AVAC (Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado) do centro de saúde em Alenquer. O valor  do PRR mostrou-se insuficiente para esta intervenção e outras que a autarquia pretende realizar naquele espaço. Sobre o sistema AVAC do centro de saúde de Alenquer, algo que afeta diretamente profissionais e utentes daquele equipamento, Paulo Franco revelou que neste momento a autarquia está em processo de contratação para avançar com a intervenção. 

Ainda sobre o concelho, Paulo Franco reforçou o interesse de Alenquer em receber as USF (Unidades de Saúde Familiar) modelo C, que envolve o sector privado e as IPSS, mas admitiu que “o projeto lei é pouco aliciante” para os interessados e que “devia ser revisto”. 

O vereador com o pelouro da saúde no município de Alenquer sugeriu ainda à Ministra da Saúde que propusesse ao Primeiro Ministro a criação de “um pacto de regime para a saúde” à semelhança do que o Governo quer criar para as florestas, uma vez que se trata também de “uma questão estrutural”. 

Scroll to Top