Autarcas pedem reunião com a Ministra sobre o Hospital de Vila Franca de Xira

Os autarcas de Alenquer, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Benavente e Vila Franca de Xira acusam o Governo de ignorar as suas preocupações e voltaram a pedir uma reunião urgente com a ministra da Saúde, Ana Paula Martins, para discutir o futuro do Hospital de Vila Franca de Xira.

Em causa está o receio de que a maternidade possa encerrar, numa altura em que a unidade já tem registado encerramentos pontuais das urgências pediátricas e ginecológicas durante os fins de semana.

O presidente da Câmara Municipal de Alenquer, Pedro Folgado falou com a Voz de Alenquer e sublinhou que a carta enviada à governante “vem reforçar o pedido de auxílio” para que os autarcas possam compreender a estratégia do Ministério da Saúde para o hospital. “A carta tem mais um reforço daquilo que já temos vindo a solicitar há muito tempo: uma reunião com a senhora ministra para perceber qual é a estratégia que está pensada para o hospital. Vamos vendo que vão sendo suprimidas algumas valências e há uma preocupação latente nessa supressão”.

O autarca alenquerense recordou ainda o caso da mulher que deu à luz na via pública, no Carregado, na semana passada, como exemplo da fragilidade da resposta do Serviço Nacional de Saúde na região. “Essa situação realmente aumentou a preocupação dos autarcas. Aconteceu no concelho de Alenquer, mas podia ter acontecido em qualquer um dos outros. São questões que queremos perceber: se estas supressões são temporárias ou definitivas e qual é, afinal, a estratégia para o Hospital de Vila Franca de Xira”, acrescentou.

Outro problema apontado por Pedro Folgado diz respeito à falta de médicos de família, que agrava a dependência da população em relação ao hospital. “No Carregado não temos médicos de família. Temos consultas, mas não médicos de família atribuídos aos utentes. Para nós, o hospital é muito importante em termos de resposta à saúde. Se não respondem os centros de saúde e também o hospital não responde, então não sei onde é que isto vai parar”, alertou.

Em declarações à Agencia Lusa, o presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Fernando Paulo Ferreira, recordou que os cinco municípios representados já pediram várias reuniões com a ministra da Saúde, sem que tenham obtido resposta. e que abrangem cerca de 250 mil pessoas que recorrem ao Hospital de Vila Franca de Xira.

Scroll to Top