A modalidade de luta livre promete trazer ao público vários combates e acrobacias que combinam desporto e entretenimento. Os primeiros interessados no concelho começaram a treinar no Sporting Clube de Alenquer e dois dias depois do Natal apresentam o seu primeiro evento oficial.
O “Alvorada no Oeste” acontece no dia 27 de dezembro, sábado, nas instalações do clube e é promovido pela Project Wrestling. O evento pretende dar a conhecer o trabalho desenvolvido no decorrer dos treinos, que combinam técnica, preparação física e a história ou componente interpretativa, elementos centrais do wrestling, que os adeptos da modalidade se habituaram a ver na televisão.
A Voz de Alenquer esteve à conversa com Isaac Vitorino, um dos vice-presidentes da instituição responsável pela chegada da modalidade ao concelho, que nos contou um pouco mais sobre o projeto.
Numa equipa com elementos de Alenquer, Lisboa e Moura, no Alentejo, Isaac foi “a ponte” para se começar a dinamizar o mercado da modalidade na região, que até agora nunca tinha sido explorado. “Nós os três já tínhamos participado em espetáculos e adquirimos experiência. Para além disso, temos a mesma visão daquilo que é o wrestling e foi um bom pontapé de saída. Somos amigos e parceiros de negócios e decidimos juntar aquilo que sabemos fazer de melhor. Há disponibilidade para fazermos algo que ninguém fez antes [na região]”, salientou.
Neste evento de chegada da modalidade ao concelho, a ideia principal passa por apresentar vários tipos de combate e tentar compreender os interesses do público. De lutas mais ágeis e combates em duplas a disputas de títulos, o foco passa por trazer espectadores para o wrestling. Nas palavras de Issac “o Oeste é um mercado que já se mostrou versátil, com capacidade para crescer”.
A modalidade começou há sete meses no concelho de Alenquer e, até ao momento, o balanço é positivo. O primeiro aluno formado na Project Wrestling sobe ao ringue no dia 27 e marca a estreia profissional deste centro de formação. “Temos a sorte de ter alguns alunos. Apesar de não ser um número muito expansivo, são muito bons e dedicados. É isso que importa. E, quando assim é, acaba por ser mais fácil”, acrescentou Isaac Vitorino.
Sobre dia 27, o vice-presidente disse que é difícil gerir as expectativas, mas o objetivo é claro: “apresentar a modalidade aos curiosos” e mostrar que a região Oeste pode ser um futuro ponto de interesse do desporto. “Estamos a começar num sítio novo e é sempre difícil fazer previsões, mas o nosso principal objetivo é mostrar o wrestling às pessoas. Mostrar que este desporto pode crescer fora dos grandes centros urbanos, como o Porto ou Lisboa, e que há espaço para ele. É para os curiosos, que não conhecem e querem descobrir, e para os que já conhecem. É um bom cartão de visita e uma atividade diferente nesta altura do Natal e do Presépio de Alenquer”.
O evento está marcado para o dia 27 de dezembro, a partir das 18h, no Sporting Clube de Alenquer. Os bilhetes podem ser adquiridos online ou à entrada do clube.



