Alenquer vai receber encontro de Teatro das Escolas Embaixadoras do Parlamento Europeu

De 20 a 22 de novembro, o Fórum Romeira, em Alenquer, vai ser palco do VIII Encontro Transfronteiriço de Teatro das Escolas Embaixadoras do Parlamento Europeu.

Esta vai ser a oitava vez que os Núcleos de Teatro das Escolas Embaixadoras do Parlamento Europeu se encontram, e nesta ocasião a iniciativa terá lugar em Alenquer, depois de ter passado por localidades como Sintra, Serpa, Santo André ou Bombarral.

O Agrupamento de Escolas Damião de Goes é uma das Escolas Embaixadoras do Parlamento Europeu, tendo também neste projeto o Núcleo de Teatro “Damião em Ação”, que atualmente conta com 16 alunos.

Nos próximos dias 20, 21 e 22 de novembro, cerca de 120 alunos vão reunir-se em Alenquer para este encontro transfronteiriço, que em 2025 tem como tema (Des)Igualdade(s) de Género. Para além dos alunos do Agrupamento de Escolas Damião de Goes, o evento vai contar com a participação do Agrupamento de Escolas Fernão do Pó, do Bombarral; do Agrupamento de Escolas de Ansião, do Agrupamento de Escolas Leal da Câmara, de Rio de Mouro, Sintra; do Agrupamento de Escolas de Santo André, Santiago do Cacém; da Escola Secundária de Serpa e do Instituto de Educación Secundaria Sáenz de Buruaga, de Mérida, Espanha.

As professora Conceição Oliveira e Célia Anágua, responsáveis pelo projeto em Alenquer, conversaram com a Voz de Alenquer e revelaram que “os alunos que integram este projeto são embaixadores juniores e benjamins do Parlamento Europeu”. As docentes falaram ainda sobre os três dias de evento, que vão contar com diversas iniciativas.

No primeiro dia, 20 de novembro, quinta-feira, os alunos e professores das várias escolas vão ser recebidos no Fórum Romeira e começam logo as dinâmicas de grupo. Neste dia, decorre ainda um ateliê para a realização de um mural de azulejo subordinado ao tema do evento. À noite, depois de um jantar temático, os participantes vão assistir à peça de teatro Pinóquio 2.0, apresentada pela Companhia de Teatro Alenpalco, no Auditório Damião de Góis. Durante este período, os alunos que visitam Alenquer vão pernoitar no Pavilhão Municipal de Alenquer.

A sexta-feira seguinte, dia 21 de novembro, é o dia em que os diversos núcleos de teatro vão realizar as respetivas apresentações, seguidas de espaço para discussão. Antes destas apresentações, que decorrem à tarde e à noite, os alunos vão ter espaço para ensaiar, mas também para conhecer Alenquer, através de uma visita ao património histórico e cultural da vila, realizada por uma técnica do município.

No último dia do encontro, 22 de novembro, sábado, os participantes vão realizar alguns jogos tradicionais e ao início da tarde decorrerá a cerimónia de encerramento e a entrega de certificados.

Ao longo dos três dias do encontro, decorre também uma exposição dos trabalhos das escolas participantes sobre o tema (Des)Igualdade(s) de Género. As atividades vão ser dinamizadas pela Europe Direct, e o evento conta ainda com a presença da coordenadora do projeto a nível nacional, Isabel Baltazar, de Katalin Gonczy,  representante da Comissão Europeia em Portugal, e de Sofia Moreira de Sousa, embaixadora e representante da Comissão Europeia.

Conceição Oliveira e Célia Anágua, as docentes responsáveis, agradeceram ainda à Câmara Municipal de Alenquer, pelo apoio logístico, e à Europe Direct do Oeste, assim como a diversos parceiros que vão permitir o encontro, que vai reunir mais de uma centena de alunos da Península Ibérica em Alenquer, de 20 a 22 de novembro.

Scroll to Top