Alenquer inaugurou a Casa do Espírito Santo

Este fim de semana terminaram em Alenquer as Festas o Império do Divino Espírito Santo. No sábado, dia 7 de junho, a autarquia inaugurou a Casa do Espírito Santo.

O espaço localizado junto ao Museu Hipólito Cabaço, na conhecida Casa da Torres, é dedicado inteiramente ao culto do Espírito Santo e às festas criadas pela Rainha Santa Isabel e pelo Rei Dom Dinis em Alenquer há 700 anos. 

Na inauguração, Filipe Rogeiro, historiador e um dos impulsionadores do estudo sobre o Divino do Espírito santo em Alenquer, salientou, precisamente, a criação da Casa do Espírito Santo, como espaço onde o vasto material alusivo pode ser guardado e mostrado ao público.

Duarte João, diácono da Paróquia de Alenquer realçou a força que esta solenidade ganhou desde 2007, altura em que os festejos foram retomados em Alenquer. Já a vereadora Cláudia Luís assinalou o realizar do “sonho de muitos”, e que será uma forma das festividades não morrerem no futuro.


Pedro Folgado disse que a criação deste espaço é “a materialização de algo importante para Alenquer, porque foi aqui que foram criadas as Festas do Espírito Santo”. 

Alenquer assinou geminação com Vila do Porto 

À semelhança do que aconteceu anteriormente com Angra do Heroísmo e Ponta Delgada, o Município de Alenquer assinou este ano um acordo de geminação com Vila do Porto, na ilha de Santa Maria. 

Pedro Folgado frisou a importância da geminação com Vila do Porto, realçando a partilha de saberes e tradições, reforçando que é “importante esta partilha” e uma “oportunidade de conhecermos outras festas”. 

Bárbara Chaves, Presidente da Câmara de Vila do Porto enalteceu o facto de o Espírito Santo ser significado de partilha, de solidariedade e de comunidade e salientou as diferenças que existem entre os diversos cultos ao Espírito Santo. 

Festas encerram este fim de semana

Este domingo, dia 8 de junho, Alenquer acolheu centenas e centenas de pessoas para o encerramento das Festas o Império do Divino Espírito Santo. Vindos dos quatro cantos do concelho, mas também de várias partes do país, participaram na Missa, na Procissão e no Bodo. Na celebração eucarística, presidida por Dom Rui Gouveia, Bispo Auxiliar de Lisboa, foram crismados 45 paroquianos de Alenquer, Ota e Abrigada.

As ruas floridas e os tapetes de flores, feitos na manhã de domingo, por uma vasta equipa do município, atraíram uma vez mais centenas de pessoas a Alenquer, num dia de festa, mas sobretudo de fé e do culto ao Espírito Santo.  

Scroll to Top