Alenquer assinala 874 anos de vida

Foi na noite de 24 de junho de 1148 que a vila de Alenquer foi conquistada aos mouros por D. Afonso Henriques.

Faz hoje 874 anos que Alenquer foi conquistada aos mouros por D. Afonso Henriques, tornando-se assim parte do reino português que estava ainda em expansão. Em 1147 caiu a cidade de Santarém e o Rei de Portugal começou a tomar conta da linha do Tejo, até chegar a Lisboa e logo de seguida a Alenquer.

Estes são os factos conhecidos. Sobre a forma como decorreu a batalha contra os mouros pouco se sabe e a história chega mesmo a dar origem a duas lendas.

“Reza a lenda que numa noite em que os mouros desceram ao rio num ritual para se banharem, o castelo ficou um pouco desprotegido. Foi nessa altura que Alão (o cão de guarda) veio trazer as chaves ao nosso rei D. Afonso Henriques. Isto é a lenda que todos nós conhecemos”, conta José Lourenço, autor do blog “Janelas do Tempo”, dedicado à história de Alenquer.

Não tão conhecida é a lenda da Igreja de Santiago que conta também que “nesse dia 24 de Junho de 1148 a batalha terá sido tão forte – junto à porta da Judiaria que ficava próxima da Torre de Santiago – que no ardor da batalha os guerreiros juravam ter visto, lá onde o combate era mais duro, o apóstolo Santiago, em pessoa, lutando ao seu lado. Agradecido o rei mandou construir no local a igreja de Santiago, da qual os mais velhos, como eu, ainda se recordam da sua torre sineira”, relata José Lourenço.

Contudo, a versão dos atuais mestres da história militar é diferente e não envolve uma luta tão violenta. Segundo os mesmos, depois da queda das cidades de Santarém e Lisboa, o resto da Estremadura, onde está inserida a vila de Alenquer, foi fácil de conquistar. “Foi só chegar, gritar e entrar, porque os mouros eram poucos e estavam desanimados”, escreve o autor do blog “Janelas do Tempo”.

Independentemente da intensidade da batalha, foi graças a estes guerreiros que as margens do rio viram nascer a vila de Alenquer, que assinala hoje 874 anos de existência.

Scroll to Top