Alenculta lança novo livro sobre a lei da separação do Estado das Igrejas

O livro “A lei da Separação do Estado das Igrejas e suas implicações no concelho de Alenquer” foi lançado no sábado, dia 29 de novembro, na Biblioteca Municipal de Alenquer. A obra é da autoria de Ana Teixeira Gaspar com a chancela da Alenculta.

Em declarações à Voz de Alenquer, a autora explicou que trabalhou “durante os últimos 21 anos no arquivo contemporâneo do Ministério das Finanças que a certa altura recebeu a documentação da Comissão Central de Execução da Lei da Separação” e foi daí que surgiu o interesse pelo tema. Neste momento a autora reside no concelho de Alenquer e explicou que a aplicação desta lei no concelho “foi muito interessante porque, ao contrário de outras localidades do país onde existiram movimentos contra” isso não aconteceu em Alenquer porque “havia muita população fabril e a generalidade da população era partidária dos republicanos. Portanto, acederam à lei”.

Segundo a autora, esta lei, implementada a 20 de abril de 1911, permitiu que, a partir desta data, “qualquer pessoa que nascesse em Portugal deixava de ser automaticamente católica, apostólica, romano e podia escolher qualquer religião. A religião passou a fazer parte da família, da escolha. A religião ou a pessoa podia ser laica”. Ana Teixeira Gaspar tem acompanhado de perto os últimos lançamento da Alenculta, acabou por se tornar sócia e achou interessante associar também o livro à associação. 

Trabalho da Alenculta tem sido reconhecido

A sala da Biblioteca Municipal de Alenquer encheu-se para apresentação do livro e para Alberto Santos, presidente da Alenculta, este facto “é extremamente motivador”. Alberto Santos recorda que a associação “já lançou mais de uma dúzia de livros, sempre sobre história local” e que esta obra vai enriquecer o portfólio da Alenculta. 

O presidente revela em declarações à Voz de Alenquer que inicialmente “era a associação que procurava os autores” mas neste momento “já são os autores que nos procuram. O nosso trabalho já é de certa forma conhecido e reconhecido e portanto quando aparece alguém que tem alguma ideia que tem interesse, vem ter connosco. E nós, como somos uma associação sem fins lucrativos, ajudamos na publicação. O que podermos apoiar, nós apoiamos”. 

O livro “A lei da Separação do Estado das Igrejas e suas implicações no concelho de Alenquer” foi apresentado este sábado na Biblioteca Municipal de Alenquer e já está à vendas nos locais habituais, como a Papelaria Alenquenrense ou a Papelaria Bravíssimo. 

Scroll to Top