Depois do sucesso da primeira edição, que aconteceu no ano passado e contou com cerca de 200 participantes, a Associação Acolher Prá Vida volta a organizar um congresso sobre saúde e bem-estar oncológico.
A Voz de Alenquer conversou com Jaquelina Oliveira e Natércia Mateus, que integram a direção da associação, para perceber como vai ser a edição deste ano. “É um congresso para doentes oncológicos, mas também para familiares, porque infelizmente é uma patologia que afeta os doentes e a dinâmica familiar”, começaram por explicar as responsáveis. Por essa razão, o dia, que conta com diversas palestras, inclui temas direcionados para o doente, mas também para a família, para a comunidade médica e até para a comunidade em geral.
“Queremos que seja um congresso o mais abrangente possível”, admitiu Jaquelina Oliveira. A edição deste ano começa às nove horas, com a receção e a sessão de abertura. Uma hora depois, arranca a primeira palestra, direcionada ao tema “Prevenção e Tratamento”, seguindo-se depois uma palestra sobre “O cancro na família” e “Bem-estar e estilo de vida”. Depois de almoço, a tarde segue com um momento musical e uma palestra sobre “A arte como terapia”. Antes da sessão de encerramento, há ainda um momento especial de comunicação.
Natércia Mateus recordou que, ao longo do ano, “a associação tem realizado vários workshops nas freguesias do concelho para sensibilizar a comunidade” e avançou que, após o sucesso da edição do ano passado, foi logo decidido que teriam de realizar uma segunda edição: “Na primeira edição, as pessoas gostaram muito”. Assim, o foco do congresso deste ano está “no cuidador e na família”.
Jaquelina Oliveira, presidente da associação, considera que “a literacia na saúde é muito importante”, porque, “quanto mais soubermos, mais armas temos para a prevenção”, assumindo que esta é uma das grandes bandeiras da associação e principalmente do evento: “Queremos ter temas práticos e situações práticas e promover a literária na saúde para toda a comunidade”.
As inscrições estão abertas no site www.congressoesobremim.com, ou através do telefone 968 408 485. A participação é gratuita e as responsáveis desafiam todos a participar para “um dia de partilha e de entreajuda”.