Acessos à Serra de Montejunto e Serra da Ota cortados devido a Estado de Alerta

Os acessos principais à Serra de Montejunto e à Serra de Ota, no concelho de Alenquer, encontram-se interditos até às 23h59 de quinta-feira, 7 de agosto, devido ao Estado de Alerta Especial decretado pelo Governo no âmbito do Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro (SIOPS).

Esta medida está em vigor desde o passado domingo, dia 3 de agosto, e surge na sequência do elevado risco de incêndio rural que se faz sentir em Portugal Continental, causado pelas altas temperaturas e pela fragilidade dos espaços florestais nesta altura do ano.

Em comunicado publicado no site da autarquia, o Serviço Municipal de Proteção Civil de Alenquer informou que procedeu ao bloqueio do trânsito nos acessos à Serra de Montejunto e a Serra de Ota, como medida preventiva para salvaguardar a segurança de pessoas, animais e bens. Apesar das restrições, a circulação está permitida a residentes, veículos de emergência, transportes públicos e empresas sediadas na zona, desde que devidamente autorizados. De acordo com o coordenador da Proteção Civil Municipal, Tiago Espirito Santo, os caminhos encerrados são maioritariamente de terra batida.

Durante o período em que vigorar o Estado de Alerta, estão proibidas diversas atividades de risco em espaços rurais e florestais. Entre elas, destacam-se a circulação e permanência em áreas florestais, a realização de queimadas ou queimas de sobrantes de exploração, e o uso de máquinas como motorroçadoras com lâminas ou discos metálicos, corta-matos ou destroçadores. Está igualmente proibida a utilização de fogo-de-artifício ou quaisquer artefactos pirotécnicos, com suspensão imediata das autorizações eventualmente já concedidas.

As restantes informações podem ser consultadas através do site da Camara Municipal de Alenquer.

Fotografia: Camara Municipal de Alenquer

Scroll to Top