Novo quartel da GNR previsto para novembro

A obra começou a 16 de Março de 2020 e deve estar concluída em novembro deste ano.

Um ano depois do início das obras da construção do novo Destacamento Territorial da GNR de Alenquer, Pedro Folgado, Presidente da Câmara Municipal de Alenquer, visitou o local para acompanhar os progressos da obra. 

O espaço situa-se entre as vilas de Alenquer e Carregado, num terreno cedido pelo município e representa um investimento de cerca de 1,4 milhões de euros. Apesar de ser financiado pelo ministério da Administração Interna, o município é responsável pela execução da obra.

Acompanhado pelo adjunto Tiago Pedro, por Pedro Almeida da SECAL, Paula Casseight da ARPT e por António Duarte, responsável do município pelo acompanhamento da obra, Pedro Folgado mostrou-se satisfeito com o andamento dos trabalhos. “O início da obra coincidiu precisamente com o primeiro confinamento, o que obviamente nos causou alguma apreensão. O prazo inicial de construção era de 18 meses, foi revisto recentemente para os 21 meses, pelo que sem outros contratempos deverá estar concluída no próximo mês de novembro”, revela o autarca.

Os trabalhos de alvenaria (paredes exteriores e interiores) já estão completos, assim como toda a parte estrutural do edifício que também já está concluída. Neste momento, os trabalhos incidem sobre as instalações técnicas, nomeadamente a instalação elétrica, telecomunicações, redes hidráulicas, ar condicionado e ventilação.

O novo edifício é constituído por rés do chão e primeiro andar, sendo que no piso inferior se vão localizar os serviços, nomeadamente área de atendimento, secretaria, gabinetes, salas de detenção, cozinha, refeitório e balneários. No piso superior vão ficar localizados os quartos para os militares em serviço.

O atual Destacamento Territorial situa-se na antiga cadeia da comarca na vila Alta de Alenquer, um edifício que já apresenta problemas estruturais, nomeadamente infiltrações, fissuras nas paredes exteriores e interiores e umidade.

O Destacamento Territorial de Alenquer é responsável pelos Postos de Alenquer, Merceana, Azambuja e Cadaval e conta com um efetivo de aproximadamente 50 militares.

Scroll to Top