Município de Alenquer vai instalar desfibrilhadores em todas as freguesias até 2026

O Município de Alenquer instalou o primeiro Desfibrilhador Automático Externo no concelho de Alenquer. Paulo Franco, responsável pelo pelouro da saúde, explicou à Voz de Alenquer que o objetivo é expandir o projeto a todas as freguesias.

O Município de Alenquer instalou, recentemente, o primeiro Desfibrilhador Automático Externo (DAE) no Parque Urbano da Romeira. A iniciativa dos Serviços da Área da Saúde e da Proteção Civil Municipal visa reforçar a segurança e a capacidade de resposta em situações de paragem cardiorrespiratória. “Vamos colocar estes equipamentos em locais públicos, onde existe uma maior concentração de pessoas, em cada uma das freguesias deste concelho”, salientou o vereador Paulo Franco à Voz de Alenquer.

Até ao final de 2026, a autarquia prevê instalar 15 aparelhos por todas as freguesias. Nesta primeira fase, serão colocados três equipamentos, um em Alenquer e dois no Carregado. Os restantes serão instalados no restante concelho no decorrer do próximo ano. O primeiro já está em funcionamento, e os próximos dois serão instalados na Freguesia do Carregado, junto à Associação Desportiva do Carregado e ao Centro de Saúde. Em Alenquer, será colocado outro aparelho entre a Biblioteca e o Mercado Municipal. “São mecanismos que queremos que fiquem ao alcance das pessoas. Vai haver pessoas formadas, que coabitam próximas destas localizações, que podem ser chamadas a socorrer as pessoas que necessitam deste tipo de serviço”, referiu o vereador.

O projeto envolve um investimento de cerca de 40 mil euros e inclui a formação dos Bombeiros de Alenquer e da Merceana, elementos da Cruz Vermelha, Polícia Municipal e comerciantes próximos dos locais em que estes equipamentos estão instalados: “Será uma formação de 6 horas, dada por esta identidade e pelos próprios bombeiros. Teremos então pessoas que, caso venha a ser necessário, tenham essa capacidade de intervir.”

Com a instalação dos desfibrilhadores e a formação de pessoas em cada freguesia, o Concelho de Alenquer pretende garantir uma resposta “rápida e eficaz em situações de emergência”. 

Scroll to Top