Rodrigo Conceição sagra-se Campeão Nacional de Contra Relógio

Rodrigo Conceição sagrou-se campeão nacional de contra-relógio no escalão de cadetes, durante os Campeonatos Nacionais de Estrada que decorreram este fim de semana, em Mangualde, no distrito de Viseu.

O jovem atleta da Alenquer GDM Anipura – Grupo Desportivo Marmeleirense, protagonizou uma exibição de alto nível, que lhe valeu não só o título como também alguns elogios por parte da equipa técnica.

Em declarações à Voz de Alenquer, Nuno Alves, presidente do Grupo Desportivo Marmeleirense e diretor desportivo da formação de Alenquer, destacou o perfil do jovem ciclista, que descreve como um atleta com “uma capacidade física enorme” e “uma humildade muito grande”. Para o dirigente, essa combinação tem feito com que Rodrigo se destaque no pelotão jovem, sem com isso retirar mérito aos seus colegas de equipa, também com grande capacidade física.

Segundo Nuno Alves, embora nada garanta ainda que Rodrigo venha a ser um ciclista de topo, tudo indica que está no bom caminho. “O próximo ano já será de júnior, já não passará por trabalhar connosco, mas o caminho dele já está encaminhado”, afirmou.

Os Campeonatos Nacionais de Estrada, organizados pela Federação Portuguesa de Ciclismo e pela Associação de Ciclismo da Beira Alta, reuniram cerca de 380 atletas dos vários escalões. Para além de Rodrigo Conceição, estiveram também em prova os atletas Duarte Costa e Gonçalo Serra, igualmente representantes da Alenquer GDM Anipura.

Com a vitória no contra-relógio individual, Rodrigo Conceição e o Grupo Desportivo Marmeleirense reforçam a ambição para a o a Volta a Portugal de Cadetes. Apesar da edição deste ano apresentar características diferentes das anteriores, as expectativas continuam elevadas. “As ambições mantêm-se firmes, embora as características da Volta a Portugal este ano sejam um pouco diferentes”, afirmou Nuno Alves, sublinhando que há outros atletas na equipa com capacidade para discutir a prova, mas que Rodrigo terá também condições para se destacar.

A estratégia passará por tentar garantir um bom resultado logo na primeira etapa, de forma a poder gerir a corrida depois disso. “Não quer dizer que ele seja o principal candidato da nossa equipa a ganhar a volta, até pode ser um trabalho feito em prol de um colega. Isso são aspetos técnicos e estratégicos”, concluiu.

Scroll to Top