Filipe Aguiar vence Challenger de Perícias do Slalom Clube de Portugal

O jovem piloto alenquerense Filipe Aguiar conquistou recentemente o Challenger de Perícias, promovido pelo Slalom Clube de Portugal, numa competição onde dominou quase todas as etapas e onde, curiosamente, também compete o seu pai, Nelson Aguiar.

Filipe Aguiar esteve à conversa com a Voz de Alenquer e fez um balanço positivo da sua prestação ao longo do evento:

“Foi uma competição nova, criada pelo Slalom Portugal este ano, que envolvia menos provas. As minhas hipóteses ao início ficaram logo muito reduzidas. Faltei à segunda prova, não consegui estar presente em Celorico de Bastos e para além disso ficava condicionado pelos resultados do outro piloto que estava a disputar comigo, mas consegui ganhar as provas todas até à final. Ganhei 5 das 6 provas que disputei. Foi engraçado porque só este ano é que comecei a ganhar provas. Já corro há quatro anos e ainda não tinha conseguido ganhar uma prova em geral. Este ano está de facto a correr muito bem.”

Uma das particularidades mais marcantes nesta caminhada foi o facto de Filipe competir com o mesmo carro que o pai, mas em provas separadas. Apesar da relação familiar entre dois dos atletas mais fortes da modalidade, a competição entre ambos é real, embora pautada por muito respeito e cumplicidade.

“É sempre uma posição um bocado ingrata tanto para ele como para mim. Tanto eu quero que seja ele a ganhar como ele quer que seja o filho a ganhar. Falamos muito um com o outro e aconselhamo-nos mas é sempre um gerir emoções forte, porque lá dentro todos querem ganhar. Temos conseguido gerir muito bem os dois. Mantemos sempre a calma. Ele lembra-se que sou filho dele, então fica feliz por causa de mim. E eu exatamente o contrário, quando venço. Nos momentos decisivos, uma pessoa fica ali cinco minutos a remoer, mas depois passa rápido porque a família está acima de qualquer desporto.”

Atualmente, Filipe Aguiar lidera o Campeonato de Portugal de Perícias, que decorre até setembro. Soma, até ao momento, 62 pontos, apenas três pontos à frente do segundo classificado, que é precisamente o seu pai, Nelson Aguiar.

Scroll to Top