De Lisboa partem esta sexta-feira, dia 25 de julho, mais de 1500 jovens, entre eles um grupo de 32 elementos da Paróquia de Alenquer. Depois da missa, celebrada pelo Cardeal de Lisboa, Dom Rui Valério, às 21 horas na Igreja do Parque das Nações, cerca de 30 autocarros partem em direção a Roma onde chegam dia 29 de julho para participar na Missa de Boas-vindas, na Praça de São Pedro, no Vaticano.
Anabela Rodrigues, responsável pelo grupo da Paróquia de Alenquer, disse à Voz de Alenquer que o jovens “vão integrar o autocarro número nove, que tem como padroeira Santa Joana d’Arc”.
“O grupo é composto por duas catequistas, duas mães, um elemento da comunidade e todos os restantes são jovens a partir dos 15 anos até universitários”, revelou Anabela Rodrigues.
A responsável adiantou que esta viagem é uma “peregrinação, onde todos os dias temos celebrações de eucarística, por isso todos os autocarros têm um sacerdote. Todos os dias temos uma frase que nos desafia à reflexão”.
No dia 26 de julho a comitiva portuguesa chega a Barcelona onde Dom Rui Valério vai celebrar a eucaristia na Basílica da Sagrada Família. Esta eucaristia, à semelhança das restantes celebradas por portugueses, vai ser animada por um coro de jovens da Diocese de Lisboa que está a ensaiar há vários meses e conta com a participação de três jovens alenquenrenses. 
A chegada ao destino está prevista para dia 29 de julho onde os jovens vão participar na Missa de Boas-vindas. “No dia 30 temos, um dia em cheio, é o Dia de Portugal, em Roma. Vamos ter a celebração de Eucaristia numa das Portas Santas, na porta de São Paulo”. Neste dias as atividades contam com a participação de Cardeais Portugueses, como Dom Manuel Clemente, o Dom José Tolentino de Mendonça, Dom Américo Aguiar e o Dom António Marto.
Dia 31 de agosto é um dia “mais livre” e Anabela Rodrigues revela que o grupo alenquenrense vai conhecer o Museu do Vaticano. “Aproveito para agradeço à comunidade de Alenquer que nos ajudou sempre e que nos viu à porta da igreja a vender os bolos, a vender rifas, a vender ímãns e nos ajudava”. O valor angariado com as ações realizadas pelo grupo ajudou a ida a Roma, principalmente na aquisição dos bilhetes para visitarem o Museu do Vaticano.
A responsável pelo grupo da Paróquia de Alenquer admite que esta vai ser “uma peregrinação com alegria, com lágrimas, com cansaço, bolhas nos pés, dor nas costas… Mas vamos de coração aberto”e acredita que regressam “com coração cheio, cheio, cheio”.


