Pedro Folgado, Presidente da Câmara Municipal de Alenquer, esteve esta manhã reunido com Marta Temido, Ministra da Saúde, para discutir a Saúde no concelho.
Em declarações à Rádio Voz de Alenquer, o autarca explicou que a reunião assentou em três pilares: o problema da falta de médicos no concelho, o plano de investimentos preparado para os próximos anos e a discussão das iniciativas e projetos levados a cabo pelo município.
“A parte mais complexa e que nos preocupa mais tem a ver com a falta de médicos no concelho, nomeadamente em Alenquer e no Carregado. Por um lado quisemos mostrar essa nossa preocupação e, por outro lado, pressionar e perceber qual a estratégia do Governo para colmatar este problema”, explica o autarca em declarações à Rádio Voz de Alenquer, sublinhando a pouca atratividade dos lugares existentes. “As vagas estão abertas, mas depois não são preenchidas, ficam desertas. Os profissionais de saúde não concorrem para cá e, portanto, é preciso perceber e diagnosticar a razão. Se calhar, não é suficientemente apelativo para os jovens médicos se estabelecerem aqui nos nossos dois Centros de Saúde”.
Na reunião com a Ministra da Saúde, Pedro Folgado tentou pressionar o Governo a encontrar soluções para a falta de profissionais de saúde no concelho. “O Governo tem de pensar em estratégias diferenciadas para que estes lugares sejam mais atrativos nestes locais. O que a Ministra da Saúde disse é que o que estão a fazer é, por um lado, percorrer as listas para perceber que utentes é que têm ou não médico de família e, por outro lado, estão a ver, em termos financeiros, como é que podem acrescentar valor para haver atratividade nestes centros de saúde, onde as pessoas acabam por não querer ficar”.
Durante o encontro, houve ainda espaço para discutir o plano de investimentos dos próximos anos, explica o autarca, apontado o exemplo da Unidade de Saúde familiar do Carregado, depois da conclusão das obras em curso, a construção de um equipamento de saúde em Abrigada e a requalificação do imóvel comprado pelo município em Olhalvo para criar outra unidade de saúde. O objetivo, diz, foi perceber “se haveria ou não apoios comunitários para fazermos estes investimentos”.
Pedro Folgado apresentou também a Marta Temido os vários projetos que têm sido desenvolvidos no território municipal, como é o caso das “iniciativas ligadas à obesidade, ao cancro da mama e à covid-19”.
Pode ouvir a entrevista completa da Rádio Voz de Alenquer a Pedro Folgado, após a reunião com a Ministra da Saúde, aqui: