Rui Costa vai deixar a Câmara Municipal de Alenquer

EXCLUSIVO RVA/NOVA VERDADE: Atual número dois está de saída e Pedro Folgado, em declarações exclusivas, afirma preferir esperar pela carta de renúncia para tecer mais comentários, mas confirma a intenção de saída. Tiago Pedro deve assumir vice-presidência, Cláudia Luís sobe a vereadora.

Rui Costa, vice-presidente da Câmara Municipal de Alenquer, vai renunciar ao cargo e deixar o executivo. Apesar de, à data de fecho da edição do jornal Nova Verdade que estará amanhã nas bancas, a carta de renúncia ainda não ter sido entregue nos respetivos serviços municipais, o nosso jornal sabe que isso vai acontecer.
O até aqui vereador e vice-presidente, homem da confiança de Pedro Folgado, líder do executivo municipal, com quem trabalha na autarquia desde 2013, vai indicar motivos pessoais e/ou profissionais para esta tomada de posição.
Em declarações exclusivas à Rádio Voz de Alenquer e ao jornal Nova Verdade, o presidente da câmara municipal, Pedro Folgado, reforça que, à data da conversa, ainda não tinha sido entregue a carta de renúncia por parte de Rui Costa, mas confirma a informação. “Mostrou a intenção de sair, de resignar ao mandato. Tem um novo desafio pessoal e profissional e, portanto não se coaduna com o facto de continuar enquanto vereador. (…) Há-de entregar a carta de resignação, para nós depois continuarmos com o processo e com os procedimentos adequados”.

Tiago Pedro deve passar a vice, Cláudia Luís sobe a vereadora

A vaga deixada em aberto pela saída de Rui Costa será agora resolvida em três fases. A primeira está relacionada com a subida de Cláudia Luís para a equipa da vereação, facto confirmado por Pedro Folgado. “Sim, será a Cláudia Luís que subirá e, portanto, será ela agora que vai continuar o desafio que foi começado com o vereador Rui e que vai continuar com o nosso projeto político”.
Depois, a redistribuição dos pelouros, sendo que o nosso jornal sabe que a nova vereadora não vai herdar todas as pastas que estavam atribuídas a Rui Costa, sendo possível até que possa haver uma redistribuição de pelouros por todos os vereadores, ou seja, um processo mais abrangente. Nas declarações exclusivas ao nosso jornal, Pedro Folgado garantiu que esse tema terá conclusões apenas em setembro, uma vez que durante este mês vai ser impossível reunir toda a nova equipa de vereação por motivos de férias.
Finalmente, a questão da vice-presidência. Tiago Pedro, antigo adjunto do presidente, eleito vereador nas últimas autárquicas, tem um conhecimento profundo de diversas matérias consideradas essenciais e tem sido aposta segura de Pedro Folgado desde que entrou ao serviço na câmara municipal. Por estes motivos, será ele a preferência do presidente para a vice-liderança do executivo, sendo que, segundo o líder do executivo, “ainda não tivemos a oportunidade de estarmos todos juntos e eu sempre gostei de falar com as pessoas e consensualmente chegarmos a um acordo. Tenho uma ideia, mas vamos aguardar”.

Nova Verdade avança com pormenores

A edição do jornal Nova Verdade que vai chegar às bancas desenvolve este assunto e avança com mais pormenores não só sobre a saída de Rui Costa da Câmara Municipal e Alenquer, como sobre a reorganização da equipa de vereadores que vai trabalhar com Pedro Folgado.
Outro ponto importante do trabalho que publicamos na página 3 do nosso jornal são as próximas eleições autárquicas. Rui Costa chegou a ser apontado como sucessor natural de Folgado, algo que se altera com esta tomada de posição. Também a já aventada possibilidade de uma candidatura independente é devidamente analisada no Nova Verdade.

Scroll to Top